Por Rosana Nicácio
Ele era um empresário, médico e detentor de várias outras formações acadêmicas. Mas, acima de tudo, era um homem de humildade imensa. Sempre ávido por aprender, passava longas noites em pesquisas e escritos. Sim, também era escritor. No dia seguinte, com passos tranquilos, semblante sereno e um sorriso maroto, chegava à sua empresa. Cumprimentava os funcionários, contava uma piada, e depois seguia para sua sala.
Aquele espaço não era apenas um escritório dentro de uma empresa; era um consultório ou uma ouvidoria da alma.
Com atenção desmedida, olhar acolhedor e mãos generosas, ele era o ouvidor e doutor de almas. Diariamente, recebia gestores, funcionários, fornecedores, políticos, amigos, conhecidos e desconhecidos. Admirado por muitos, frequentemente via-se retirando uma cédula do bolso, apertando a mão de alguém menos favorecido e dizendo: “Deus lhe abençoe.”
Certo dia, enquanto caminhávamos pela empresa, admirando o jardim florido, as estruturas de concreto e sua arquitetura, parei e perguntei: “Estou ocupando o seu tempo?”
Ele respondeu com sabedoria: “Minha filha, nunca disponibilize seu tempo para alguém olhando o relógio.
Eles vão achar que estão incomodando. Muitas vezes, o que o outro precisa é apenas que você escute a sua história e lhe dê atenção – e isso é de graça. Isso é irmandade, solidariedade, isso é de Deus.”
Um ano depois, esse sábio homem deixou o plano terreno.
Sua despedida foi um encontro de todos os povos – dos miseráveis aos catedráticos. Todos choravam sua partida e reverenciavam sua bondade, sua generosidade em enxergar, escutar e agir na vida do outro, sem nunca olhar o relógio.
Neste relato, encontramos uma poderosa lição sobre a verdadeira essência da liderança e da humanidade.
Em um mundo onde o tempo é hoje frequentemente considerado o recurso mais escasso, a generosidade deste empresário humanitário nos lembra que a atenção e a empatia são os presentes mais valiosos que podemos oferecer. Sua vida foi um exemplo de que a verdadeira riqueza reside na capacidade de conectar-se profundamente com os outros, de valorizar cada história e de agir com bondade desmedida.
Rosana Nicácio é uma eterna aprendiz da Universidade da Vida. Amante incondicional das dádivas da natureza, do afago da família, da poesia em forma de canção, do sorriso no rosto, da alegria que contagia, do bom, do belo e do bem. Graduada em formação de Executivos e pós-graduada em Gestão de Pessoas (UNP Universidade Potiguar), life coach (Escola Latina Americana de Coach, SP), mentora organizacional (Erlich Mentoring, Brasil/Europa), certificada na metodologia Lego Serious Play® (Strategic Play Training), tem vários cursos de extensão em Inovação e Futurismo (ESPM). Co-autora do livro “SobreGentes – Histórias Curtinhas de Gente de Verdade”. Mais de 30 anos atuando como executiva de mercado, consultora, palestrante e mentora de Gente & Gestão, nos segmentos do Comércio, Serviço e Indústria. Colunista EA “Organizações Humanizadas”.
https://www.linkedin.com/in/rosana-nic%C3%A1cio/
Fale com o editor: