Por Mauro Pacanowski
No ambiente corporativo, a capacidade de identificar oportunidades e propor soluções inovadoras é uma das habilidades mais valorizadas. Trago aqui um exemplo marcante de uma trajetória inspiradora de um colaborador que transformou ideias em impacto real e alcançou crescimento pessoal e profissional.
O colaborador ingressou na empresa sem conhecer absolutamente nada sobre o setor, ao qual, foi contratado, mais tinha habilidades e perfil adequado avaliado pelo RH. Desde o início, demonstrou um olhar atento para processos e uma postura proativa ao identificar melhorias.
Percebendo que os fluxos internos de comunicação podiam ser otimizados, apresentou um projeto para integrar plataformas digitais de comunicação e automação, visando reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas.
A ideia não apenas chamou a atenção dos demais colaboradores, mas também foi levada à liderança da empresa, que enxergou o potencial de impacto.
Reconhecendo a qualidade e viabilidade da proposta, a empresa investiu recursos para implementar o projeto. A iniciativa do colaborador, resultou em uma economia de tempo da ordem de 25% nas tarefas administrativas e aumento da produtividade geral. Mas ele não parou por aí.
Ambientes de criatividade colaborativa
Inspirado pelo sucesso inicial, foi designado e criou um comitê de inovação interno, no qual incentivou colegas a compartilharem suas próprias ideias. Esse movimento gerou um ambiente de criatividade colaborativa, resultando em mais cinco projetos aprovados em um único ano, desde o aprimoramento de ferramentas de atendimento ao cliente até soluções sustentáveis para o descarte de resíduos e lançamento de novos produtos.
O reconhecimento veio na forma de uma promoção ao cargo de gerente de projetos especiais.
Além disso, a empresa lançou um programa de incentivo à inovação baseado no modelo criado por ele. Colaboradores de diferentes setores passaram a serem encorajados a propor soluções e receber apoio para implementá-las, mostrando que a cultura da inovação está enraizada na organização.
O caso do colaborador é uma prova de que o talento somado à iniciativa pode transformar trajetórias e beneficiar empresas. Ao valorizar colaboradores proativos e criar espaço para a criatividade, a organização não apenas fortalece sua competitividade, mas também constrói um ambiente onde o crescimento é coletivo.
Esta história é um convite para que possamos aprender a identificar oportunidades, compartilhar ideias e acreditar que, trabalhando em um ambiente corporativo que valoriza a inovação, sua voz poderá transformar o futuro.
Mauro Pacanowski atuou como executivo por mais de 25 anos, hoje é consultor, mentor, escritor. Foi pioneiro na introdução dos medicamentos genéricos e liderou a formação da primeira equipe feminina na área comercial e propaganda médica da indústria farmacêutica brasileira. Especialista no ecossistema da Saúde foi assessor do Ministério da Saúde. Atuou em empresas como Roche, Merck, Knoll Amil e Gilette. Estrategista de inteligência de mercado, expert em inovação com foco em gestão e produto. Líder de equipes comerciais e de alta performance. Foi jurado do prêmio ABERJE. Arquiteto de alianças estratégicas, além de docente na FGV, na UNINASSAU e Universidade Mackenzie. Autor do livro “Marketing de Varejo”, que até a quinta edição vendeu 30 mil exemplares. Colunista EA “Relatos corporativos”.
linkedin.com/in/mauro-pacanowski-25898313
Fale com o editor