Por Rijarda Aristóteles

 

A língua portuguesa, com a sua beleza rítmica e rica expressividade, é um dos tesouros culturais partilhados por mais de 270 milhões de pessoas espalhadas por quatro continentes: Europa, América, África e Ásia. Um idioma, oriundo de um pequeno país no sudoeste da Europa, Portugal e resultante de sua colonização no Século XIV, demonstra a enorme capacidade de expansão e adaptação, atravessando oceanos e moldando-se às mais diversas culturas.

A sua presença global é um testemunho do passado histórico. E a cada novo dia 5 de Maio, desde 2019, a UNESCO oferece um dia para o protagonismo da língua portuguesa.

Hoje propomos um novo desafio: transformar a língua de Camões, Pessoa, Suassuna, Chico Buarque, Horta, Couto, em um idioma de negócios internacionais. 

Será esta a minha nova utopia?

Penso bem que sim. Porém, ela envolve uma série de estratégias e abordagens coordenadas e bem elaboradas. Enumero quatro estratégias que podem significar a aproximação desta utopia:

  1. É essencial promover a língua portuguesa como uma ferramenta de comunicação global, destacando sua relevância não só artístico-cultural e também de relacionamento comercial.

Porém, para que o comércio internacional esteja preparado para aceitar a língua portuguesa como língua de negócios,

  1. É fundamental investir em educação e formação. Isso inclui a oferta de cursos e programas de negócios em português para estrangeiros, focados no léxico empresarial e nas práticas comerciais dos países lusófonos. A criação de materiais didáticos que abordem especificidades culturais e legais de cada país lusófono facilita o entendimento e a negociação entre empresas de diferentes nações.

A diplomacia ligada à área econômica também desempenha um papel crucial.

  1. Os governos dos países de língua portuguesa podem trabalhar juntos e com as instituições da sociedade civil para promover a língua e suas culturas no exterior, criando acordos comerciais bilaterais ou multilaterais que incentivem o uso do português nos nas transações comerciais.

Hoje temos a tecnologia e suas inúmeras ferramentas como fundamentais aliadas e podem oferecer um caminho promissor para a internacionalização da língua portuguesa.

  1. Plataformas de e-commerce, aplicativos de tradução em tempo real e cursos online facilitam a comunicação e o aprendizado do português, tornando-o mais acessível aos falantes de outras línguas. Aproximação pela importância.

Por fim,

  1. A colaboração entre instituições educacionais, de cidadania e cultura, empresas e governos é essencial para criar um ambiente favorável à adoção do português como língua de negócios no cenário global.

Enfrentando esses desafios com estratégias bem planejadas, a língua portuguesa tem o potencial de se estabelecer como uma importante língua de negócios internacional.

Nossa contribuição

O Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa representa uma iniciativa pioneira no panorama empresarial dos países de língua oficial portuguesa. O Clube serve como uma plataforma de networking e apoio mútuo entre empresárias e profissionais e, também, desempenha uma função importante na internacionalização de serviços e produtos.

Através do compartilhamento de experiências, conhecimentos e melhores práticas, o Clube promove uma atmosfera de crescimento coletivo e desenvolvimento empresarial.

As redes de networking como o Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, atuam como um dos catalisadores fundamentais para do protagonismo feminino no mundo empresarial.

Nesta nova utopia todos ganhamos!

 

RIJARDA (1)

Rijarda Aristóteles é doutora em História, internacionalista com expertise em Construção de Cenários, mentora feminina, autora de estudos e pesquisas sobre Inteligência Emocional Feminina, escritora e empresária. É presidente do Clube Mulheres de Negócios de Portugal. Colunista EA “Global Women.”

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