Por Luiz Fernando Mora
Sendo esse o meu primeiro artigo para a EA Plataforma do Futuro do Trabalho, não poderia deixar de contar a você, caro leitor, o motivo que me fez denominar esse precioso espaço de articulação e de reflexões, assinando minha coluna com o nome: Elixir da Vida.
Em 6 de abril de 2021 fui diagnosticado com câncer. Tratava-se de um Linfoma de Hodgkin de grau 4 espalhado nas 3 regiões do corpo (cabeça, tórax e abdômen). Naquele mesmo mês, iniciei o tratamento com Quimioterapias, tratamento esse que se estendeu por 12 meses, considerando também as aplicações de Radioterapias.
Nos primeiros momentos pós-notícia de estar com câncer, os pensamentos e dúvidas sobre o futuro tomaram proporções significativas no meu estado de espírito. Sabia que o equilíbrio do meu Corpo, da minha Mente e da minha Alma seriam fundamentais para suportar a jornada que se iniciava.
E foi aí que o “desconhecido” tratamento passou a ser a minha maior “oportunidade” de “transformação” pessoal, social e profissional.
Dádiva da longa vida
Voltando ao porquê do nome Elixir da Vida, o mesmo surgiu de uma significativa leitura feita por mim durante os primeiros momentos da descoberta de estar com câncer. Resumidamente, Elixir da Longa Vida, refere-se a uma panaceia criada por alquimistas, a aproximadamente 2 mil anos, onde eles acreditavam que a transmutação de líquidos poderia levá-los a alcançar a Pedra Filosofal e, consequentemente, a Vida Eterna.
A partir de então, adotei o nome “Elixir da Vida” para substituir o nome, nada amigável, da “Quimioterapia”.
Pois o protocolo do meu tratamento foi o ABVD (Adriamicina, Bleomicina, Vinblastina e Dacarbazina) conjunto de medicamentos que somados poderiam me levar à remissão.
Essa iniciativa provocou um fortalecimento no meu propósito de que a “missão da doença” seria muito mais difícil do que a minha como paciente. Assim como é a nossa vida e os diversos acontecimentos do dia-a-dia onde, na sua gigantesca maioria das vezes, surgem totalmente desalinhados com aquilo que são nossos sonhos e anseios.
Desse “presente do Papai do Céu”, escrevi e lancei o livro “351 Dias – O Elixir da Vida”. Tornei-me palestrante motivacional e de superação, além de voltar a aprender, hoje sou mentor comportamental.
É um prazer inenarrável fazer parte desse grupo seleto de Colunistas EA. Espero, por meio dos diversos aprendizados desta minha transformação de vida, e também pela longa jornada profissional de minha carreira, contribuir com narrativas e comparativos dessas experiências pessoais e da minha vivência no mundo corporativo.
INDICAÇÃO DE LEITURA
Luiz Fernando Mora é formado em Administração de Empresas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Tem 38 anos de carreira no Sistema Financeiro atuando em Engenharia de Processos, Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas. Aos 50 anos, diagnosticado com câncer (linfoma de Hodgkin) passou por um processo de cura que o fez enxergar a vida em novas dimensões. Hoje, aos 54 anos, está em processo de remissão da doença e somou na sua carreira, os papéis de palestrante e escritor. É também mentor pela MBB Mentoring Behavioral Balanced. A experiência em lidar com a doença lhe ensinou novos valores, em especial, que lhe proporcionaram ser um ser humano diferente no âmbito pessoal, social e profissional, sempre buscando o equilíbrio entre corpo, mente e alma. É Colunista EA “Elixir da Vida”.
linkedin.com/in/luiz-fernando-vicente-mora-0b2a5b80
Fale com o editor: