Por Alexandre Del Rey

 

Uma experiência do Copilot no que poderia ser a sua nova rotina diária

Uma revolução no setor

O setor financeiro é um dos mais desafiadores e dinâmicos do mundo, exigindo das empresas que atuam nele inovação, eficiência e segurança. As Fintechs, startups que oferecem serviços financeiros baseados em tecnologia, se destacam por oferecer soluções ágeis, personalizadas e acessíveis aos clientes. Porém, elas também enfrentam dificuldades como a falta de recursos, a complexidade dos processos e a adaptação às mudanças do mercado e das regulamentações.

Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) pode ser uma grande aliada para as Fintechs e as pequenas e médias empresas (PMEs) que querem se diferenciar no setor financeiro. A IA pode ajudar a automatizar tarefas, otimizar processos, gerar insights, melhorar a experiência do cliente e aumentar a segurança. Mas, para implementar algumas soluções de IA, é preciso conhecimento, tempo e investimento, o que nem sempre é possível para as empresas de menor porte.
sd - Como novos agentes especiais de IA podem revolucionar o cenário das Fintechs e das PMEs no setor financeiro

Uma solução para esse problema são os novos agentes de IA, ferramentas que permitem aos usuários criar, treinar e usar modelos de IA de forma simples, rápida e acessível, sem necessidade de conhecimento prévio ou de infraestrutura própria. Um exemplo desses agentes é o Copilot, uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft, que usa IA para ajudar os profissionais de todas as áreas a organizar sua rotina de maneira eficiente e inteligente.

O Copilot é um assistente de IA que usa o melhor de algoritmos de Deep Learning para gerar e sugerir conteúdos e tarefas, a partir de comentários, descrições ou exemplos.

O Copilot pode ser usado para criar desde documentos, planilhas e apresentações, até emails personalizados em diversas ferramentas de gestão, com rapidez, qualidade e eficiência.

Neste post, quero mostrar como o Copilot e outros agentes especiais de IA podem revolucionar o cenário das Fintechs e das PMEs no setor financeiro, através de uma experiência fictícia de uma Fintech que usa esses agentes para resolver seus problemas do dia a dia. Quero mostrar de maneira prática, como o Copilot pode ser integrado com outras ferramentas de gestão tradicional, como o Outlook, o Excel, o PowerPoint e o Word, para executar tarefas completas e integradas.

Respondendo a clientes, de forma personalizada e rápida

A primeira tarefa do dia da nossa Fintech é responder a e-mails de clientes que querem saber mais sobre o seu produto, um aplicativo que permite aos usuários fazer pagamentos, transferências, investimentos e empréstimos de forma rápida e segura, usando apenas o celular. Um cliente quer saber quais são as vantagens, os custos e os requisitos para usar o aplicativo, e como ele pode se cadastrar.

Para responder a esse e-mail, a Fintech usa o Outlook, e o plug-in de um agente especial de IA, o Co-Pilot que permite sugerir respostas rápidas e personalizadas, agendar compromissos, enviar lembretes e muito mais.

O Copilot usa o Outlook para se conectar ao e-mail do cliente, extrair as informações relevantes, e gerar uma resposta personalizada.

O Copilot explica as funcionalidades, os benefícios e os requisitos do aplicativo, e convida o cliente a se cadastrar. O Outlook, então, envia a resposta para o cliente, e agenda um compromisso para a reunião sugerida.

Gerenciando reuniões de forma eficiente

A Fintech também utiliza ferramentas de reuniões online para conversar com clientes e organizar a comunicação interna. A segunda tarefa do dia é uma reunião sobre como melhorar a produtividade da empresa. E justamente, uma das funcionalidades mais úteis destes novos agentes é o de trazer mais eficiência a reuniões.

O Copilot do Teams transcreve e organiza a ata de reunião sobre produtividade em tempo real. Isso não só economiza tempo, mas também garante que todas as informações e decisões importantes sejam capturadas com precisão.

O Copilot cria um excelente resumo do que foi combinado na reunião e destaca os pontos-chave, além de atribuir tarefas e compromissos definidos.

Os colaboradores podem focar em suas próximas tarefas imediatamente.

Analisando sua performance, e tendo insights

A terceira tarefa do dia da nossa Fintech é analisar os dados históricos de compras dos seus usuários, para identificar padrões, tendências e oportunidades de negócio. A Fintech quer saber quais são os produtos e serviços mais consumidos pelos seus usuários, quais são os seus perfis e preferências, quais são os horários e locais de maior movimentação, e quais são as taxas de conversão, retenção e satisfação dos seus clientes.

Para analisar esses dados, a Fintech usa o Excel, junto a um agente especial de IA que permite criar e editar planilhas com diversos recursos de cálculo, análise, gráficos e tabelas. O Excel usa o Copilot, o agente de IA para analisar e visualizar os dados, sugerir fórmulas, funções, gráficos, tabelas e muito mais. O Excel se conecta às fontes de dados da Fintech, e oferece recursos de análise avançada.

A Fintech cria uma planilha que mostra, de forma visual e intuitiva, as informações que ela quer saber sobre os seus usuários.

A planilha é atualizada em tempo real, e pode ser acessada de qualquer dispositivo.

Preparando se para vender mais

A quarta tarefa do dia da nossa Fintech é preparar uma apresentação de negócios para um potencial parceiro, uma empresa de cartões de crédito que quer oferecer o aplicativo da Fintech aos seus clientes. A Fintech quer mostrar ao parceiro como o seu aplicativo pode agregar valor ao seu negócio, aumentando a fidelidade, a receita e a satisfação dos seus clientes, e reduzindo os custos, os riscos e a inadimplência.

A Fintech também quer mostrar ao parceiro como o seu aplicativo se diferencia dos concorrentes, e quais são as vantagens de se associar à ela.

Para preparar essa apresentação, a Fintech usa o PowerPoint, com recursos aumentados por agentes de IA que permitem criar e exibir slides com texto, imagens, gráficos, vídeos, áudio e muito mais. O PowerPoint usa o Copilot para criar e melhorar os slides, sugerir design, animação, transição, narração e muito mais.

A Fintech cria uma apresentação que tem slides com o título, a agenda, a introdução, a descrição, a demonstração, a análise, a proposta, os depoimentos, a conclusão e os contatos da Fintech.

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Organizando contratos para avançar nos negócios

A quinta e última tarefa do dia da nossa Fintech é organizar um memorando de entendimento com o parceiro, para formalizar a parceria e definir os termos e as responsabilidades de cada parte.

O memorando de entendimento é um documento que descreve os objetivos, as atividades, os recursos, os prazos, as obrigações e as expectativas da parceria, e que serve como uma base para um contrato futuro.

Para organizar esse memorando, a Fintech usa o Word, agora com o Copilot como um de seus atributos. O agente de IA permite criar e editar documentos de texto com os requisitos solicitados. A Fintech então cria um memorando de entendimento que tem elementos como o cabeçalho, a introdução, os objetivos, as atividades, os prazos, as obrigações, as expectativas e as assinaturas das partes.

Daí, usam o Copilot para gerar o primeiro rascunho, e sugerir revisões ou textos alternativos.

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Novos patamares de performance

Neste post, meu principal objetivo é tangibilizar como os novos agentes especiais de IA, como o Copilot e outras ferramentas, podem revolucionar o cenário das Fintechs e das PMEs no setor financeiro, através dessa experiência fictícia de uma rotina diária de uma pequena empresa do setor financeiro.

Vimos como esses agentes podem ajudar a Fintech a atender clientes, analisar dados, preparar apresentações e organizar memorandos de entendimento, tudo isso em questão de minutos, graças ao poder da IA.

Vimos, também, como esses agentes podem e devem ser integrado com outras ferramentas e softwares, como o Outlook, o Excel, o PowerPoint e o Word, para executar tarefas de maneira mais eficiente e fácil.

A experiência ilustra não só como a IA está transformando o setor financeiro, e como as Fintechs e as PMEs podem se beneficiar dessa transformação, usando ferramentas que facilitam o seu trabalho.

Aumentam assim, a sua produtividade e melhoram a sua competitividade. Ela ajuda-nos a compreender o poder dessa revolução tecnológica que estamos vivendo, e como ela abre novas possibilidades e oportunidades para as empresas que querem se destacar no mercado através de novos patamares de performance.

 

Alexandre

Alexandre Del Rey é fundador da I2AI – International Association of Artificial Intelligence, conselheiro da Rede de Inovação de IA e do Movimento Brasil Digital e da Lusofonia Digital. Sócio-fundador da Egronn, startup de geração de energia distribuída e da Engrama – Consultoria de Inovação e Estratégia. Sócio e consultor sênior da Advance Consulting, consultoria de Vendas, Marketing e Estratégia para empresas de tecnologia. É professor, pesquisador, palestrante e autor nos temas de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Estratégia, Inteligência Competitiva, Influência e Economia Comportamental. Investidor anjo. Colunista EA “Futuros Artificiais”.

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