Por Aline Sousa

 

Antes de continuar a leitura, te faço uma pergunta: Quem é você na sua essência?

Reflita antes de responder e continue lendo o artigo que você vai entender o motivo deste questionamento.

Na grande maioria das vezes, tendemos a responder sobre nós, falando sobre o que temos e não sobre quem somos. Os títulos, cargos, conquistas são adquiridos no decorrer do tempo e são consequência do nosso desenvolvimento, capacitação e disciplina.

A nossa autenticidade (ser) está atrelada a personalidade, gostos pessoais, vulnerabilidades e nos apresentarmos dessa forma soa um tanto quanto desafiador. Como diz, Brené Brown, “É a coragem de ser imperfeito, vencer a vergonha e ousar ser quem você é”.

Ao investir em pensar mais sobre si e na sua identidade, fica mais simples compreender as suas motivações, aspirações, pontos de melhoria, fortalezas e qual legado você deseja deixar por onde passa.

Este trecho de Antoine Exupéry em O Pequeno Príncipe, retrata bem o sentido de desenvolver o seu branding de forma a impactar e gerar identificação:

“Minha vida é monótona. Eu caço as galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca…”.

Perceba a importância de gerar conexão através do seu propósito e história de vida e isso só é possível quando você compreende quem é e o que busca. Essa sinergia da sua marca pessoal com outras pessoas é majoritariamente sensorial.

Qual sentimento você gostaria que fosse associado ao seu nome?

Segundo pesquisa da Nielsen, marcas que utilizam a emoção em suas comunicações geram um aumento de atração e fidelização do cliente em 23% a mais do que aquelas que não a usam. Este exemplo pode ser aplicado ao Personal Branding, quando compreendemos de que forma vamos nos posicionar para a geração de negócios e busca por oportunidades.

Uma excelente maneira de alavancar a sua marca é através do storytelling. A forma como você conta a sua história faz toda a diferença na hora de “vender o peixe”. As redes sociais e networking, por exemplo, são potenciais fomentadores de alcance e visibilidade de marca, aplicando técnicas de contar histórias.

E essas histórias são as suas vivências, resultados, desafios, conquistas, fracassos que te levaram do ponto A para o ponto para o ponto B e tudo mais embutido nesse processo. Portanto, é fundamental conhecer o público ao qual se dirige e aonde você deseja chegar.

Meio digital e marca pessoal

Sabemos que atualmente as redes socias e o mundo online estão cada vez mais na vida das pessoas. Consequentemente, é primordial ter essa presença digital e utilizar dessas redes como portfolio e impressão de legado.

Vou citar o meu exemplo e contar um pouquinho da minha trajetória como uma das referências de produção de conteúdo sobre carreira e RH no Linkedin:

Ingressei no Linkedin em 2019 quando estava em busca de recolocação pós-maternidade. Comecei a produzir conteúdo no intuito de encontrar pessoas que estivessem em situação parecida e dessa forma ampliar networking e realizar trocas genuínas com as pessoas.

Além disso, passei a dar dicas sobre mercado de trabalho, empregabilidade, processos seletivos no intuito de ajudar e contribuir na vida das pessoas de alguma forma. Com o passar dos meses, fui entendendo melhor sobre o funcionamento da rede e aplicando o que eu ia aprendendo.

Após um ano de criação de conteúdo, ganhei o título de Linkedin Top Voices e isso fortaleceu ainda mais a minha marca pessoal, agregando valor ao meu nome e a minha trajetória. Após a premiação, já fiz parcerias com muitas empresas de renome e consegui vários trabalhos e oportunidades fantásticas.

Por fim, como diz, Lolly Daskal, autora de Leadership Gap: “Sua marca é sua mensagem”.

Trace um planejamento, se conheça, tenha clareza quanto ao seu direcionamento profissional e ecoe a sua mensagem cada vez mais longe.

 

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Aline Sousa é mãe e mulher que acredita no poder do propósito e colaboração. Formada em Administração, MBA em Gestão de Pessoas, mais de oito anos de experiência em Gente & Gestão. Headhunter, consultora de RH, mentora de carreira, professora, palestrante. Eleita Linkedin Top Voices (com mais de 560 mil seguidores), Top 20 Ibest e business influencer de grandes marcas. Colunista EA “Pessoas no centro”.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/aline-sousa-headhunter/

 

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