Inovação é tecnologia ou pessoas?
Por Felipe Gruetzmacher
No dia 30/08, foi realizada a Live 3 do WorkLab EA – Série sobre Diálogos do Futuro do Trabalho. Realização da EA Magazine em parceria com a Hiro Comunicação.
Convidados
• Ju Fernandez é consultora organizacional, mentora de Carreira Colunista EA
• Demetrio Teodorov é futurista, executivo de inovação e Colunista EA
• Lucas Nascimento é diretor de negócios, Hiro Comunicação
Principais insights compartilhados:
Aline Sousa
A apresentadora abre a live apresentando os convidados e traz a seguinte reflexão:
“O motor da inovação está na tecnologia, pessoas ou ambos?”
Como especialista em processos de RH, Aline reconhece a importância no centro do trabalho. A tecnologia é só um complemento, uma ferramenta. Instiga perguntando como as tendências tecnológicas estão moldando o mercado de trabalho. Cita o caso da área de RH conseguindo uma tomada de decisão mais ágil graças às tecnologias. Mesmo assim, reconhece que algumas pessoas são resilientes e preferem manter o status quo. Não toleram a adoção da tecnologia. Por isso, a empresa precisa alinhar pessoas e tecnologias. Fornecer subsídios para que equipes se engajem na transformação digital.
“Fornecer treinamento com foco em tecnologias é imprescindível.”
Ju Fernandez
Inicia a explanação de ideias falando como a tecnologia impacta muito mais nos modelos de trabalho alinhados com propósitos. Os avanços tecnológicos facilitam o encontro do trabalhador com e a paixão profissional.
O mundo tecnológico pode ser um complemento ao mundo humano. É uma otimização.
Todo o cuidado com o hype e as modinhas é fundamental. O metaverso é um exemplo.
Os cenários moldaram o uso de tecnologia. A pandemia, por exemplo, acelerou a digitalização dos negócios. Aos poucos, a tecnologia precisa ser incorporada nas empresas.
“Além de usar a tecnologia sabiamente, desenvolver soft skills é imprescindível, pois diferentes gerações podem atuar em uma mesma empresa.”
Lucas Garcia
Ele cita o formato de gestão da agência Hiro que combina o trabalho virtual e híbrido.
Comentou sobre o ChatGPT que ajuda na criação de textos na Hiro. Assim, a pessoa pode optar por um emprego alinhado com a vocação dela. É desse modo que fomentam a inovação na empresa.
“Na agência as pessoas são estimuladas a passarem por todas as rotinas de processos e cargos.”
Demetrio Teodorov
Diz que as tecnologias moldam comportamentos. Trabalho híbrido já é um reflexo dos moldes dos novos negócios. Por sua vez, a inteligência artificial já foi democratizada. Por isso, o futuro do trabalho precisa ser tratado com objetividade e seriedade. Para que a inovação avance numa empresa, alguns passos são fundamentais. O importante é ter um ícone na empresa que comece a falar sobre inovação corporativa para atingir todos os times. A inovação precisa estar engajada com a estratégia comercial para surtir efeitos duradouros e agregar efetividade. Com a implementação da cultura voltada à inovação, empresas de todos os tamanhos podem evoluir.
“A maior prova de necessidade de inovar é a demanda do futuro.”
Aline Souza
A apresentadora conduz considerando que inovação só terá abertura na cultura de uma empresa, a partir das lideranças, e elas precisam se adaptar à realidade organizacional do futuro. Uma boa liderança consegue gerenciar diferentes talentos e combinar diferentes perfis. O mercado exige isso, até porque diferentes gerações podem colaborar numa mesma organização empresarial.
Ju Fernandez
A escolha de uma inovação tecnológica precisa ser sustentável! Bons tomadores de decisão sabem diferenciar modismos de ofertas consistentes. Nesse caso, times e equipes precisam ter segurança psicológica para criticar os modelos inovadores, ferramentas para refletir e capacitação. O senso crítico do colaborador é fundamental. Performance empresarial depende muito de tecnologias usadas para a felicidade e bem-estar do colaborador. Investir em pessoas é um norte para agregar tecnologia nas empresas. Programas de mentoria interna podem acelerar a maturação de talentos.
Se toda a empresa estiver alinhada com a estratégia geral, haverá maior alinhamento entre pessoas e menos espaço para inovações sem sustentação.
“Tecnologia só é um complemento para otimizar e maximizar processos!”
Lucas Garcia
Considero que uma boa prática para inovar é ouvir as equipes. Mudar para realizar experimentos através de processos ágeis. Com isso, é fomentada a cultura do pertencimento e times podem alcançar o bem-estar no trabalho.
Demetrio Teodorov
Muitas pessoas que são jovens vão trabalhar em profissões que ainda não existem. Em muitas empresas hoje, o plano de desenvolvimento individual é cocriado com a compra de cursos para cultivar habilidades técnicas. Agora, como treinar as habilidades sociais? É a empresa que desenvolve essas habilidades através da cultura. Quando a inovação está muito associada com o marketing, ela não se sustenta. Inovação precisa entregar valor e não ser só uma mensagem vazia!
Para tanto, é fundamental que haja o alinhamento entre pessoas e propósitos empresariais.
Projeto Worklab
Quinzenalmente, às 19h
Transmissão Instagram da EA
Leia Editorial. Acesse aqui
Live 1. Assista aqui
Live 2. Assista aqui
Live 3. Assista aqui
Felipe Emilio Gruetzmacher é formado em gestão ambiental, educação ambiental e se especializou em copywriter através de muitos cursos online, muita prática e dedicação. Autor na Comunidade EA é um dos mais lidos na plataforma. Tenta decifrar os enigmas do trabalho humano, até porque essas questões podem mudar os rumos da sociedade humana e acelerar a marcha da história rumo à Utopia.
https://www.linkedin.com/in/felipegruetzmacher/
Fale com o editor: