Por Patrícia Milaré Bertão
O que hobby, esporte e produtividade têm em comum? Acredito que muita coisa. Mentes cansadas baixam a produtividade das pessoas. Por isso, é tão necessário que você mantenha o equilíbrio entre trabalho e descanso.
Hoje, já está claro que altas jornadas de trabalho perderam espaço na vida das pessoas. Não falo de casos ou necessidades especiais, como, por exemplo, na implantação de um projeto, onde se faz necessária uma quantidade maior de tempo no trabalho. Minha fala sinaliza o dia a dia.
Durante muito tempo, as pessoas acreditavam que horas extras, vender férias, almoço “engolido” às pressas significaria alto comprometimento com a empresa.
E eram, sim, bem-vistos por chefes que tinham como principal ferramenta de trabalho, o relógio. Essa era a realidade. As pessoas que ousassem sair antes do horário, por qualquer motivo que fosse, eram julgadas e até congeladas para promoções.
Obviamente, existem contratos e jornadas de trabalho e se a sua está sempre com alta disponibilidade de tempo, algo está errado. Dá mesma forma, que se as horas não estão sendo suficientes para você realizar a sua entrega, parar para pensar.
Ou está havendo uma sobrecarga de trabalho, ou precisa haver um ajuste no processo, ou ainda, falta headcount na sua área. Num passado bem recente e diria até que atual, fazer mais com menos foi a tônica de muitas companhias.
Mas, até que ponto isso é produtivo? Chega um determinado momento que se começa a cortar a própria carne e o efeito será o inverso. Equipes cansadas, irritadas, impulsivas e com baixa comunicação.
Definitivamente, descansar a mente é necessário para que ela continue produtiva.
Trabalhos em áreas produtivas necessitam, inclusive, de pequenas pausas durante o horário de trabalho para que a eficiência continue a mesma.
Essa semana tivemos um episódio aqui no Paraná que foi noticiado pela mídia nacional que por muito pouco não se transformou em uma verdadeira tragédia. Um caminhoneiro dirigiu por mais de 140 km e bateu em dezenas de veículos pelo caminho, em alta velocidade. Muitos capotaram, foram jogados no canteiro central da rodovia e já dentro da cidade o estrago material foi enorme. Por um verdadeiro milagre ninguém morreu ou ficou gravemente ferido.
O motorista foi preso e confessou que usou drogas e como desculpa (real ou não) o fato de ter que cumprir alta jornada de trabalho, o que foi desmentido pela empresa a qual ele prestava serviço terceirizado. Categoricamente foi irresponsabilidade dele. Nesse caso, além da sua integridade física, ele colocou em risco muitas vidas.
Em cargos que fogem da linha braçal ou produtiva, riscos de causar dano físico a si mesmo e ao próximo são menores. Mas todo cuidado é bem-vindo.
Decisões equivocadas também podem causar danos financeiros, muitas vezes, irreversíveis. E ela pode vir de cansaço efetivo. É importante ter em mente que qualquer pessoa precisa preservar e cultivar seus momentos fora do horário de trabalho. Pior que o cansaço físico, que pode trazer muitos problemas, está o mental. Ter um hobby, praticar um esporte ou ambos ajudam a manter o corpo e a mente saudáveis.
Esportes podem desafiar seus limites e tirá-lo da zona de conforto e, inclusive, ajudar na produtividade. Com o tempo, o esporte escolhido fica cada vez mais trabalhado e você tem a possibilidade de buscar o próximo degrau. Você fica mais seguro, entende o que é necessário para fazer da melhor forma e encaixa o seu ritmo. Independe o esporte, todos têm método e processo a serem seguidos. De forma indireta você pode levar isso para sua empresa.
Como exemplo pessoal, tenho a corrida de rua. Há 8 anos eu iniciei a prática nesse esporte.
Não corria absolutamente nada e meu fôlego era horrível. Procurei uma assessoria que me possibilitou conhecer técnicas que me fizeram correr 5k, 10k, 15k, 21k e 25k. Por enquanto parei nessa quilometragem. Mas está no meu radar fazer uma maratona que tem 42,195k.
Não agora. Trabalhei muitos medos e isso me trouxe mais segurança. Me fez arriscar mais e a compreender que o corpo responde a estímulos e você vai melhorando dia a dia. Pode ser numa prova mais longa ou melhora do seu pace, entregando uma prova mais rápida.
Corro no asfalto e meu próximo desafio, é a Corrida de Ultra Trail Non-Stop mais importante da América Latina, em San Martín de los Andes – Neuquén – Patagônia, Argentina em abril próximo. A distância eu já fiz, serão 21k. Mas o terreno que me espera é completamente diferente. Morros. Lama. Trechos escorregadios e paisagens de tirar o fôlego. Muita subida e descida.
Tô pronta? Ainda não, mas o processo de treinos já começou. A adrenalina está muito bem, obrigada e em alto grau.
A corrida me trouxe além dos desafios, maior foco, determinação e resiliência. É meu “descanso”. E minha mente voa! Muitas situações críticas do trabalho já foram resolvidas com ideias que surgiram enquanto eu corria. A sensação é que a mente se expande e novas sinapses são criadas e assim você segue mais produtivo e criativo.
Sabe aquela frase feita, “sair da caixa”? É disso que estou falando. Acontece com todo mundo? Não sei. Mas tenho certeza de que possibilidades são criadas e oportunidades também. Cada um vai ter o seu relato.
Hobbies seguem a mesma premissa. Trazem inspiração, criatividade e um olhar mais positivo e amplo sobre a vida e as coisas que acontecem ao seu redor.
Sabe qual é o meu? Escrever!
E consegui casar perfeitamente o esporte com o meu passatempo. Assim como no trabalho, uma boa parte dos artigos e poesias que escrevo começaram durante meu treino de corrida. As palavras e ideias vão se encaixando e assim que termino, já pego o celular e anoto tudo.
Estamos sempre falando sobre o futuro do trabalho. E ele tem como foco, o equilíbrio. Equilibre vida pessoal com profissional, respeite seu corpo e descanso. Tenha boa alimentação, boas noites de sono, saia com amigos e esteja com sua família. Reclame infinitamente menos.
Posso garantir que tudo isso junto e do fará com que a sua produtividade e felicidade cresçam de maneira exponencial!
Patrícia Milaré Bertão é casada e mãe de duas filhas. Formada em Secretária Executiva (USC), Administração de Empresa (UNIFAE) e MBA em Gestão Empresarial (FAE). É coordenadora sênior Account, TIM Brasil. Participa de um blog que trata sobre diversos temas e assuntos como Comportamento, Relacionamentos e Mundo Corporativo (@vem_que_a_gente_explica). Voluntária na Social Startup, sem fins lucrativos, com foco no desenvolvimento humano – Da Periferia para a Faria Lima. Tem um viés poético e tem três poesias classificadas e publicadas em livros, Poetize 2022 Seleção Poesia Brasileira, Poesia Livre 2022 e Poesia BR. Escrever é meu divã! Colunista EA “Mundo Corporativo”.
linkedin.com/in/patriciaszelpalmilarebertao
Fale com o editor: