Por Stefano Carnevalli
As técnicas de Data Storytelling podem para potencializar a literacia em dados, contribuindo com profissionais de diversos setores nas empresas.
As empresas no cenário atual, tem como principal objetivo se tornarem orientada a dados (data driven), onde buscam formar uma cultura interna que utiliza os dados para tomada de decisão e para definir o planejamento estratégico. Numa cultura orientada a dados a empresa precisa compreender todo o contexto dos dados, o seu uso, questões relacionadas ao modelo de coleta, modelo de organização e para que servem.
Após compreender o básico em relação aos dados, as empresas iniciam um processo de gerenciamento e desbloqueio dos dados, assim conseguindo transformar as informações e insights obtidos em ideias e ações. O objetivo desse processo só será alcançado quando os profissionais, independente do setor da empresa, desenvolvam habilidades em dados e possibilitam que a empresa obtenha uma vantagem competitiva.
Data Storytelling contribui com a comunicação das informações
As técnicas de Data Storytelling podem contribuir com a literacia em dados diretamente de três formas:
- Ajudar os profissionais a apresentarem informações e insights em reuniões de trabalho de forma mais comunicativa e eficaz.
- Promover diálogos sobre os dados, ampliando a compreensão rápida pelas equipes de conjuntos de dados.
- Identificar insights acionáveis.
Para desenvolver o Data Storytelling (a história dos dados), utilizamos técnicas de comunicação, storytelling, análise de dados e de planejamento. Isso engloba conhecimentos relacionados à visualização de dados, apresentação, oratória, metodologias e organização.
Essas técnicas ajudam a aprimorar a comunicação e apresentação, indicando os pontos chaves e organizando as ideias obtidas durante as análises de dados.
Planejamento Ágil do Data Storytelling
O diálogo sobre os dados pode ser estimulado, utilizando o planejamento ágil do data storytelling, que inclui o DS Canvas, Jornada do Herói e Storyboard ou Wireframe.
No Data Storytelling Canvas o primeiro passo é identificar o objetivo do público-alvo em relação aos dados, ao que foi solicitado, incluindo detalhes de como será apresentado os resultados. Durante o planejamento ágil aprofundamos o diálogo sobre os dados, identificando quais datasets e quais informações são necessárias para responder as perguntas certas, relacionadas aos objetivos.
Assim o Data Storytelling contribui efetivamente com a literacia em dados, ampliando o conhecimento dos profissionais, para que entendem e extraem um significado mais profundo dos dados, em suas respectivas funções, individualmente ou coletivamente.
Stefano Carnevalli é Data Storyteller, autor, professor, consultor e palestrante. Facilitador em fluência e alfabetização em dados (literacia em dados), fundador do Datastorytelling.com.br. Atua com serviços relacionados a Business Intelligence, Transformação Digital, Insigth Driven, IA e inteligência ativa. CDAO do grupo Data Bio Tec, atua com análise e desenvolvimento de dados desde 2023, integrando soluções digitais e visualização de informações e obtenção de insights. Colunista EA “Literacia em dados.”
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