Por Geliane Mostaço

 

Prosperidade não é apenas sobre ter dinheiro no banco ou bens materiais. É muito mais do que isso! Representa ter uma vida em equilíbrio, na qual conseguimos ter harmonia nas áreas familiar, saúde, trabalho, emocional, mental, espiritual e financeira.

É muito mais do que acumular riquezas; é viver com propósito, ter qualidade de vida, cultivar boas relações e, claro, alcançar o equilíbrio nas finanças, que pode ser ter uma liberdade financeira, por que não?

É sobre fazer escolhas. Decidir viver uma vida plena, que esteja alinhada com seu propósito, valores e sonhos.

A mentalidade da prosperidade

A base de uma vida próspera começa com a mentalidade. Ao contrário do que muitos acreditam, a prosperidade não se alcança apenas com sorte ou circunstâncias favoráveis. Ela se constrói diariamente, com uma postura positiva e decisões conscientes.

Uma mentalidade de prosperidade envolve:

  • Abundância: Acreditar que há oportunidades e recursos suficientes para todos, ao invés de viver com a mentalidade de escassez.
  • Gratidão: Valorizar o que já se tem é fundamental para atrair mais coisas boas. A gratidão é uma poderosa ferramenta para cultivar prosperidade.
  • Responsabilidade: Entender que somos responsáveis por nossas decisões financeiras e pessoais, e que cada escolha nos aproxima ou nos distancia de nossos objetivos.

Prosperidade e finanças: Um reflexo de nossas escolhas

Quando falamos em finanças, prosperidade significa equilíbrio. Ter dinheiro para satisfazer as necessidades básicas, realizar desejos, investir em sonhos e, acima de tudo, viver com tranquilidade. Para isso, é necessário desenvolver uma relação saudável com o dinheiro.

A prosperidade financeira não se trata de apenas acumular, mas de gerenciar bem o que temos.

Isso envolve planejamento, disciplina e, principalmente, clareza sobre onde queremos chegar. Se queremos uma vida próspera, precisamos encarar o dinheiro como um meio para a realização dos nossos propósitos, e não como um fim.

O segredo para atrair prosperidade?

É importante lembrar que prosperidade é um estado contínuo de crescimento, no qual não alcançamos da noite para o dia, mas sim com uma mentalidade aberta para o aprendizado, para o autoconhecimento e para o desenvolvimento pessoal e financeiro. Nossas ações precisam ser compatíveis para que possamos atrair a prosperidade.

A partir do momento que entendemos que prosperar é viver em harmonia e fazer escolhas conscientes, começamos a atrair mais abundância porque nossas ações mudam. Se estamos mais conscientes e praticamos ações que venham a agregar não apenas para nós mesmos, mas também para o outro, iremos pensar e praticar ações positivas que irão atrair prosperidade.

Destaco um trecho extraído do livro “Chave da Provisão Infinita”, de Masaharu Taniguchi (Seicho-no-ie):

 “A pobreza ou a riqueza vem de acordo com a sua mente. Se plantar semente de riqueza, um dia nascerão brotos, crescerão folhas, surgirão flores e darão frutos”.

Somado a forma como pensamos, há nossas ações práticas de como lidamos com nosso dinheiro. E vale a pena se questionar:

Estou sendo responsáveis na administração do nosso patrimônio?

Pratico o consumo consciente?

O que faço hoje para viver uma vida próspera amanhã?

Em termos práticos, é fundamental sermos responsáveis com nossas finanças, aqui vão algumas ações que você não pode deixar de realizar:

  • Construir o seu fluxo de caixa – registrar suas receitas e despesas
  • Ganhar primeiro e gastar depois
  • Realizar um orçamento familiar com um planejamento dos objetivos de curto, médio e longo prazos
  • Aprender sobre finanças, buscar fontes de qualidade, treinamento, livros, mentoria, consultoria especializada
  • Envolver a família com ações de cooperação e conscientização
  • Plantar boas sementes hoje para colher bons frutos amanhã, significa viver o momento presente com equilíbrio, poupar ao longo dos anos para multiplicar seu patrimônio

Fazemos parte de uma geração longeva, merecemos uma vida feliz e com muita prosperidade!

 

perfil 3 1 e1723657016502 - Prosperidade: Um caminho de mentalidade e prática de ações conscientes

Geliane Mostaço é administradora de empresas, experiência de mais de 30 anos no mercado financeiro, MBAs em Gestão por Processos (FIA); Gestão Empresarial (FGV), Investimentos em Private Banking (IBMEC); Pós-graduação em Educação Financeira (Instituto Soaper). Proprietária da Geliane Mostaço Consultora de Finanças e Negócios especializada em Finanças Pessoas e Empresarias para Mulheres. Embaixadora Master do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa. Membro do G100 Global Networking Wing. Atua no mercado como consultora, palestrante, escritora e educadora financeira. Colunista EA “Educação Financeira”.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/geliane-mostaco/

 

Fale com o editor

eamagazine@eamagazine.com.br