Por Roberta da Trindade

 

Estreio como colunista na EA Magazine, onde trarei conteúdos inéditos voltados à Vendas com principal foco em Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Fiquei pensando no vasto e complexo mundo das vendas e o que eu gostaria de abordar como artigo de estreia para você leitor. Já quero começar pedindo para que você não se engane com os mitos, vender não tem nada a ver com ‘ter um dom’. E espero poder te comprovar sobre isso ao longo de nossa jornada juntos.

Quando falamos em vendas, logo vem uma pessoa dizendo “eu não sei vender” e esquece que todos nós somos em maior ou menor grau, vendedores. Observe então: estamos o tempo todo negociando nossos produtos, nossa capacidade produtiva, uma ideia, um projeto, não é mesmo?

Na história do “mundo das vendas”, há uma habilidade comum. Consegue me dizer qual é?

Se pensou relacionamento, acertou. Não importa qual a fase, relacionar-se é o princípio de tudo.

Assim, essa introdução nos leva ao contexto principal do nosso artigo: networking.

Você pode estar aí se perguntando: o que vendas e PMEs tem a ver com networking? É aí que eu te digo: tudo e mais um pouco ainda. As PMEs precisam e dependem de relacionamentos baseados em confiança e parceria. Essa condição é prioritária para aceitação e divulgação de seus negócios, produtos, serviços, e sendo assim, acompanhar a evolução do networking é fundamental.

Qual o futuro do networking?

Primeiramente é necessário dizer o que não é networking: não é autopromoção, não é pedir favor, não é se aproximar de alguém por interesse próprio, não é trocar cartões e nem tampouco acumular seguidores em redes sociais ou profissionais.

Parece clichê o que estou te dizendo, mas na prática, muitos cometem esses erros. Networking genuíno está muito mais relacionado no contexto de quantas pessoas você apoia no decorrer da sua jornada, e muito menos no contexto de quantas vezes você é apoiado.

Quando criei minha empresa, meu primeiro cliente foi alguém que eu havia apoiado no passado. Minha segunda cliente foi uma ex-gestora e o terceiro, um diretor de uma grande empresa indicado por ela. Meu quarto cliente veio de um grupo virtual de networking e o quinto cliente veio indicado por ele. É assim. Percebe?

Criar redes genuínas de compartilhamento  

E ainda: ter senso de comunidade, contribuir com dicas, com conteúdos, demonstrar autoridade a partir de apoio desinteressado, tudo isso é networking, ou como tem sido dito hoje:  netweaving.  Pode-se dizer que esse termo é uma derivação de networking, e diz respeito a uma maneira mais colaborativa e sincera de construção de relacionamentos profissionais.

Dito isso, vamos falar sobre o futuro do networking nas vendas PMEs?

A Inteligência Artificial, redes profissionais e sociais, a epidemia do COVID-19 e novas tecnologias têm moldado a forma como entendemos o networking.

Todos esses fatores combinados têm ditado mudanças no comportamento das pessoas e, naturalmente, dos consumidores.

E claro, isso traz um alerta sobre como empresas PMEs devem se comportar para conseguir criar relacionamentos sólidos e duradouros. Eles que irão impactar nas vendas e em indicações, sistemicamente.

Temos observado algumas tendências que moldarão o futuro dos relacionamentos, dentre elas:

  1. Micro influenciadores e Comunidades online: Você tem acompanhado os fóruns e grupos no LinkedIn e em outras plataformas de conexão como Telegram e Whatsapp? Pois é, as comunidades on-line estão se tornando cada vez mais funcionais para a construção de relações, por serem ambientes de troca e compartilhamento de soluções. As marcas têm também apostado nos nano e micro influenciadores para gerarem conexão mais autêntica com seus públicos.

Para as PMEs, é imprescindível ficarem atentas para que encontrem seus nichos. Pessoas e clientes com perfil ideal para seus negócios.

  1. Experiências imersivas: A forma como as pessoas têm se conhecido e conectado têm mudado dia após dia, eventos virtuais e híbridos têm rompido barreiras físicas e aproximado sobremaneira pessoas de diversas regiões do mundo. Para as PME´s isso indica ampliar alcance, impulsionar conexões e vendas para um mercado mais digital e antes inexplorado. Dia desses participei de um evento de networking em ambiente imersivo.

Coloquei meus óculos de realidade virtual e fui transportada para uma sala virtual, onde nos movíamos, conversávamos, interagíamos.

  1. Hiperpersonalização: Você já passou pela experiência de ir até uma loja de roupas e o vendedor saber qual seu tamanho e estilo que gosta? Pois é, a inteligência artificial e as big datas estão permitindo cada vez mais essa interação. Se antes dependíamos da memória do vendedor para termos um atendimento personalizado, hoje com as novas ferramentas conseguimos personalizar interações, criar oportunidades com base em interesses e histórico de clientes.

É claro que você está pensando que como PME não terá recursos para investir nessas tecnologias avançadas. Ledo engano, atualmente existem plataformas gratuitas para que você possa usufruir.  A CULC por exemplo, é uma plataforma de cultura organizacional que ajuda a integrar e engajar colaboradores.

O propósito desta plataforma de gestão de pessoas é para construir relacionamentos dentro da empresa e ela tem assinatura gratuita para PMEs com até 30 colaboradores por CNPJ.

A plataforma CULC traz um ambiente de aprendizagem skill em que os colaboradores se conectem, desenvolvam novas habilidades, e ainda, a plataforma facilita a comunicação entre as áreas, por exemplo, permite que o RH entenda melhor seus funcionários, gerando um sentimento de pertencimento: eles se sentem parte do time e valorizadas.

  1. Sustentabilidade e propósito: Se antes estávamos na era da informação, hoje e no futuro a tendência é na curadoria dessa informação. Nossos relacionamentos estarão cada vez mais focados em propósitos comuns e valores que possam ser compartilhados.
  2. Diversidade e inclusão: Relacionamentos tendem a ser mais colaborativos e diversos, incluindo culturas, origens, formações, idades. Não é nem necessário dizer que ambientes diversos promovem inovação dada a troca de ideias e diferentes perspectivas. Isso gera equipes mais leais, público mais engajado e imagem mais forte no mercado.

Sendo assim, como as PMEs podem se preparar para o futuro do networking?

Investindo em ferramentas digitais, redes profissionais, desenvolvendo habilidades da economia moderna, construindo uma marca pessoal forte, participando de comunidades e, sobretudo, priorizando relacionamentos autênticos.

Ao construir networking, você pode continuar a prosperar no mundo dos negócios e em sua vida como um todo. Essa parece ser a primeira e mais rudimentar ferramenta de vendas, mas ainda grande parte continua fazendo isso errado. Lembre-se sempre: networking é mais qualidade do que quantidade e relacionamento com interesse genuíno, eis o passo inicial para realização de qualquer venda.

Até o próximo artigo em que vamos continuar explorando Vendas PME.

Embarca nessa jornada de aprendizado comigo?

Screenshot 20241005 010911 Gallery - O segredo de vendas que toda PME precisa descobrir

Roberta da Trindade é empreendedora, administradora, especialista em gestão comercial e vendas e gestão de pessoas, com mais de 15 anos de experiência em impulsionar o crescimento de PMEs. Fundadora da EFOCO Soluções em Gestão de Pessoas e da Rádio Habla FM. Atua criando conteúdo e soluções comerciais eficazes e treinando equipes para alta performance. Mentora de startups, autora e podcaster no @hablaempreendedora. É uma profissional apaixonada por vendas, liderança e empreendedorismo. Colunista EA “Vendas PME”.

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