Por Geliane Mostaço

 

Como mulher, e por ter passado por uma situação imprevista num certo momento da minha, precisei assumir a gestão do meu dinheiro, começar a poupar e ir em busca de estabilidade na carreira para poder dar um conforto e boa educação ao meu filho.

Esses foram meus maiores desafios, mas também aprendizados e objetivos de vida, os quais ao longo de um pouco mais de duas décadas eu passei a encarar como algo natural e que me proporcionou maior empoderamento, conhecimento e experiência.

Como aquela expressão: É na crise que crescemos e nos desenvolvemos.

E assim eu sinto que foi comigo!

Por que sou defensora das mulheres serem empoderadas nos negócios e nas finanças?

Vamos entender o termo “empoderamento”.

A palavra “empoderamento” tem origem no termo inglês “empowerment“, que começou a ser usado no século XVII, derivado do verbo “to empower“, que significa dar poder, conceder autoridade ou tornar alguém mais forte e autônomo.

Quando usamos a expressão empoderamento feminino, estamos reforçando às mulheres, que elas se sintam plenas, autônomas, com autoridade, liberdade para poder e saber fazer suas próprias escolhas.

Ao citarmos o empoderamento financeiro, significa dar acesso à educação financeira, oportunidades de negócios e independência econômica.

Por que é tão importante a mulher conquistar o empoderamento financeiro?

Porque quando sabemos gerenciar nosso dinheiro, nos libertamos para fazermos nossas escolhas com mais consciência, sabedoria e paz interior.

A autonomia financeira é essencial para que as mulheres exerçam plenamente sua liberdade e poder de decisão. Quando detêm controle sobre suas finanças, elas podem fazer escolhas alinhadas aos seus objetivos pessoais e profissionais, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, onde não apenas ela ganha, mas todos ganham.

O empoderamento financeiro também tem impacto direto na redução da pobreza e na melhoria das condições de vida das famílias. Mulheres financeiramente independentes tendem a investir mais na educação e saúde de seus filhos, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento social.​

As mulheres desempenham um papel fundamental na economia brasileira, contribuindo significativamente para a renda familiar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, divulgada em março de 2024, 93% das mulheres participam financeiramente nas finanças de suas famílias. Dessas, 32% são as principais responsáveis pelo sustento do lar, enquanto 61% compartilham essa responsabilidade com outros membros da família. ​CNN Brasil+4Serasa+4CNN Brasil+4

Esses dados evidenciam a crescente participação das mulheres na geração de renda familiar no Brasil, refletindo sua importância na sustentação econômica dos lares brasileiros.

Entretanto, a sobrecarga com afazeres domésticos e cuidados familiares ainda recai majoritariamente sobre as mulheres. Dados do IBGE mostram que 64% dos jovens que não estudam e não trabalham são mulheres ocupadas exclusivamente com essas atividades. Essa realidade limita a plena participação feminina no mercado de trabalho e reforça a necessidade de políticas públicas que promovam a divisão equitativa das responsabilidades domésticas.​Serviços e Informações do Brasil+1IBGE | Biblioteca+1

O que fazer para mudar esse atual cenário?

Conhecimento. Isso mesmo.

Ao investir seu tempo e seus recursos em conhecimento, não só ampliará os saberes para evoluir, progredir, saber tomar decisões com consciência, como também fará a sua roda da vida e financeira girar.

E quando a roda gira, você está se empoderando do seu sucesso, das suas conquistas e principalmente das suas escolhas.

Há muitas formas de você obter conhecimento com custo acessível, o movimento vai depender mais de mudanças comportamentais e ação. Portanto, empodere-se do saber para conquistar as mudanças que deseja.

Conclusão

O fortalecimento da presença feminina nos negócios e na gestão financeira familiar é um indicativo positivo de transformação social. Para que esse movimento se consolide, é fundamental promover a educação financeira, incentivar o empreendedorismo feminino e implementar políticas públicas que assegurem a igualdade de oportunidades.

Assim, as mulheres poderão exercer plenamente seu potencial, conquistando liberdade e poder de escolha em todas as esferas da vida.

O quão você tem se dedicado para ampliar o seu empoderamento financeiro?

Lembre-se: É você quem desenha suas trajetórias de escolhas para alcançar o sucesso financeiro.

Nutrir suas finanças é construir a sua liberdade para o futuro.

 

geliane - Empoderamento financeiro: O caminho da mulher para a liberdade e o sucesso

Geliane Mostaço  é administradora de empresas, experiência de mais de 30 anos no mercado financeiro, MBAs em Gestão por Processos (FIA); Gestão Empresarial (FGV), Investimentos em Private Banking (IBMEC); Pós-graduação em Educação Financeira (Instituto Soaper). Proprietária da Geliane Mostaço Consultora de Finanças e Negócios especializada em Finanças Pessoas e Empresarias para Mulheres. Embaixadora Master do Clube de Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa. Membro do G100 Global Networking Wing. Atua no mercado como consultora, palestrante, escritora e educadora financeira. Colunista EA “Educação Financeira”.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/geliane-mostaco/

 

Fale com o editor

eamagazine@eamagazine.com.br