Por Rijarda Aristóteles

 

A busca pela internacionalização dos negócios é uma decisão estratégica que promete expansão, alcance global e oportunidades excepcionais. No entanto, as empresárias e empreendedoras que embarcam nessa jornada frequentemente enfrentam desafios complexos e específicos que exigem expertise e recursos significativos. A compreensão dessas dificuldades é crucial para traçar estratégias eficazes e resolver algumas situações que podem dificultar a internacionalização de produtos e serviços. Abaixo, algumas situações que me deparo ao lidar com as empresárias e empreendedoras do Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa.

  1. Interculturalidade

As decisões e ações para a internacionalização devem partir expressamente pela compreensão e respeito pela “Cultura do Outro”.  Sem esta definição, há um esforço muito maior para que o resultado seja positivo. Mesmo nos países cujo idioma é o mesmo, há diferenças culturais. Lidar com diferentes culturas e idiomas é o desafio central.

  1. Regulamentações e Legislações

A complexidade das regulamentações e legislações estrangeiras pode ser definidora para a escolha de onde deve iniciar o processo de internacionalização! Ter um conhecimento mínimo das regras fiscais, por exemplo, e uma assessoria especializada são fundamentais para ter as orientações práticas que podem ajudar a navegar pelo desafiador cenário legal internacional.

  1. Acesso a Recursos Financeiros Internacionais

A obtenção de financiamento internacional é um desafio comum às empresárias, porém, muito menos limitador do que se imagina. Hoje, há uma série de recursos disponíveis que podem ser solicitados para dar o impulso ao processo de internacionalização, como na União Europeia, por exemplo. O apoio de organismos de fomento à internacionalização é imprescindível. O Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, mantém relacionamentos com instituições e com profissionais Embaixadoras que podem ajudar na compreensão de como obter apoios económicos oportunidades de interação com especialistas financeiros globais.

  1. Conhecimento, treinamento e gestão de pessoas

Montar e gerenciar equipes em outros países requer habilidades especiais para um ambiente internacional, especialmente pelos desafios como fusos horários e diferenças culturais. A adaptação é essencial para atender às necessidades específicas de diferentes mercados. Mentorias práticas, encontros com especialistas, acesso às ferramentas utilizadas por grandes líderes, orientarão sobre como ajustar serviços e produtos, comunicação, financiamentos e estratégias para maximizar a aceitação global. Plataformas como a CULC têm modelos de gestão que facilitam os caminhos de uma gestão local com alcance global.

  1. Networking Internacional: não há internacionalização sem relacionamentos

Estabelecer uma rede global é vital para o sucesso internacional por construir e solidificar relacionamentos para negócios. Um ambiente seguro, inclusivo e em língua portuguesa, conectando empreendedoras a uma rede global valiosa, é o que indicamos para você iniciar seu processo de internacionalização.

Por último, gostaria de convidar você para o 3º. Congresso Global das Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa, o Conecte-se 2024, que ocorrerá em Lisboa, em Março. O encontro surge como uma resposta essencial para as empreendedoras que buscam crescer e internacionalizar seus negócios. Ao abordar esses desafios de frente, o congresso oferece soluções práticas em um ambiente de apoio e colaboração entre mulheres empresárias e empreendedoras de todo o mundo.

 

RIJARDA (1)

Rijarda Aristóteles é doutora em História, internacionalista com expertise em Construção de Cenários, mentora feminina, autora de estudos e pesquisas sobre Inteligência Emocional Feminina, escritora e empresária. É presidente do Clube Mulheres de Negócios de Portugal. Colunista EA “Global Women.”

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