Inovação é tecnologia ou pessoas?

 

Por Felipe Gruetzmacher

 

No dia 30/08, foi realizada a Live 3 do WorkLab EA – Série sobre Diálogos do Futuro do Trabalho. Realização da EA Magazine em parceria com a Hiro Comunicação.

Convidados

• Ju Fernandez é consultora organizacional, mentora de Carreira Colunista EA

• Demetrio Teodorov é futurista, executivo de inovação e Colunista EA

• Lucas Nascimento é diretor de negócios, Hiro Comunicação

Principais insights compartilhados:

Aline Sousa
A apresentadora abre a live apresentando os convidados e traz a seguinte reflexão:
“O motor da inovação está na tecnologia, pessoas ou ambos?”

Como especialista em processos de RH, Aline reconhece a importância no centro do trabalho. A tecnologia é só um complemento, uma ferramenta. Instiga perguntando como as tendências tecnológicas estão moldando o mercado de trabalho. Cita o caso da área de RH conseguindo uma tomada de decisão mais ágil graças às tecnologias. Mesmo assim, reconhece que algumas pessoas são resilientes e preferem manter o status quo. Não toleram a adoção da tecnologia. Por isso, a empresa precisa alinhar pessoas e tecnologias. Fornecer subsídios para que equipes se engajem na transformação digital.

“Fornecer treinamento com foco em tecnologias é imprescindível.”

Ju Fernandez
Inicia a explanação de ideias falando como a tecnologia impacta muito mais nos modelos de trabalho alinhados com propósitos. Os avanços tecnológicos facilitam o encontro do trabalhador com e a paixão profissional.

O mundo tecnológico pode ser um complemento ao mundo humano. É uma otimização.
Todo o cuidado com o hype e as modinhas é fundamental. O metaverso é um exemplo.
Os cenários moldaram o uso de tecnologia. A pandemia, por exemplo, acelerou a digitalização dos negócios. Aos poucos, a tecnologia precisa ser incorporada nas empresas.

“Além de usar a tecnologia sabiamente, desenvolver soft skills é imprescindível, pois diferentes gerações podem atuar em uma mesma empresa.”

Lucas Garcia
Ele cita o formato de gestão da agência Hiro que combina o trabalho virtual e híbrido.
Comentou sobre o ChatGPT que ajuda na criação de textos na Hiro. Assim, a pessoa pode optar por um emprego alinhado com a vocação dela. É desse modo que fomentam a inovação na empresa.

“Na agência as pessoas são estimuladas a passarem por todas as rotinas de processos e cargos.”

Demetrio Teodorov
Diz que as tecnologias moldam comportamentos. Trabalho híbrido já é um reflexo dos moldes dos novos negócios. Por sua vez, a inteligência artificial já foi democratizada. Por isso, o futuro do trabalho precisa ser tratado com objetividade e seriedade. Para que a inovação avance numa empresa, alguns passos são fundamentais. O importante é ter um ícone na empresa que comece a falar sobre inovação corporativa para atingir todos os times. A inovação precisa estar engajada com a estratégia comercial para surtir efeitos duradouros e agregar efetividade. Com a implementação da cultura voltada à inovação, empresas de todos os tamanhos podem evoluir.

“A maior prova de necessidade de inovar é a demanda do futuro.”

Aline Souza
A apresentadora conduz considerando que inovação só terá abertura na cultura de uma empresa, a partir das lideranças, e elas precisam se adaptar à realidade organizacional do futuro. Uma boa liderança consegue gerenciar diferentes talentos e combinar diferentes perfis. O mercado exige isso, até porque diferentes gerações podem colaborar numa mesma organização empresarial.

Ju Fernandez
A escolha de uma inovação tecnológica precisa ser sustentável! Bons tomadores de decisão sabem diferenciar modismos de ofertas consistentes. Nesse caso, times e equipes precisam ter segurança psicológica para criticar os modelos inovadores, ferramentas para refletir e capacitação. O senso crítico do colaborador é fundamental. Performance empresarial depende muito de tecnologias usadas para a felicidade e bem-estar do colaborador. Investir em pessoas é um norte para agregar tecnologia nas empresas. Programas de mentoria interna podem acelerar a maturação de talentos.
Se toda a empresa estiver alinhada com a estratégia geral, haverá maior alinhamento entre pessoas e menos espaço para inovações sem sustentação.

“Tecnologia só é um complemento para otimizar e maximizar processos!”

Lucas Garcia
Considero que uma boa prática para inovar é ouvir as equipes. Mudar para realizar experimentos através de processos ágeis. Com isso, é fomentada a cultura do pertencimento e times podem alcançar o bem-estar no trabalho.

Demetrio Teodorov
Muitas pessoas que são jovens vão trabalhar em profissões que ainda não existem. Em muitas empresas hoje, o plano de desenvolvimento individual é cocriado com a compra de cursos para cultivar habilidades técnicas. Agora, como treinar as habilidades sociais? É a empresa que desenvolve essas habilidades através da cultura. Quando a inovação está muito associada com o marketing, ela não se sustenta. Inovação precisa entregar valor e não ser só uma mensagem vazia!
Para tanto, é fundamental que haja o alinhamento entre pessoas e propósitos empresariais.

 

Projeto Worklab

Quinzenalmente, às 19h
Transmissão Instagram da EA

Leia Editorial. Acesse aqui

Live 1. Assista aqui

Live 2. Assista aqui

Live 3. Assista aqui

 

felipe Easy Resize.com

Felipe Emilio Gruetzmacher é formado em gestão ambiental, educação ambiental e se especializou em copywriter através de muitos cursos online, muita prática e dedicação. Autor na Comunidade EA é um dos mais lidos na plataforma. Tenta decifrar os enigmas do trabalho humano, até porque essas questões podem mudar os rumos da sociedade humana e acelerar a marcha da história rumo à Utopia.

https://www.linkedin.com/in/felipegruetzmacher/


Fale com o editor:
  

eamagazine@eamagazine.com.br