MARKETING DIGITAL | Mônica Vitória

 

Por algum tempo, o mantra foi que ‘o conteúdo é rei’. É justo o suficiente, mas o foco agora está se voltando para um foco em uma estratégia bem desenvolvida que inclui a construção de vínculos de qualidade, alcance de relacionamento, voz, mobilidade e a capacidade de capturar a atenção dos influenciadores.

O cenário do marketing digital está mudando constantemente. Por isso é crucial ficar sempre à frente das tendências e implementar o mesmo a tempo. As métricas usadas para medir o marketing digital e o nível de interatividade envolvido criaram novas oportunidades para os profissionais de marketing.

A experiência do cliente, a funcionalidade, os micro-momentos, a publicidade direcionada, etc, são apenas algumas das tendências que estamos vendo à medida que a IA e outras tecnologias continuam a moldar o ambiente de marketing digital.

Tendências para profissionais de marketing digital seguir e integrar em suas próprias estratégias:

  1. Mudança nas mídias sociais

A mídia social vai mudar. As pessoas estão assistindo mais vídeos e outras mídias do que interagir com colegas. Eles querem menos entretenimento focado em anúncios e novas tecnologias como realidade virtual em vez de socializar. Além disso, blogs, sites e mensagens instantâneas estão se tornando menos populares.

A tendência da mídia social parece estar aqui para ficar. As pessoas do mundo todo estão usando as mídias sociais mais do que nunca. O que os profissionais de marketing digital precisam fazer é criar maneiras implícitas de coletar informações de clientes que ajudariam a direcionar suas estratégias de publicidade para o futuro.

Se você estiver usando suas campanhas de mídia social para converter leads ou vendas, também preste atenção aos cliques, taxas de conversão e ROI. Você pode acompanhar manualmente essas métricas usando planilhas e análises diretamente de cada plataforma.

Pode ser mais fácil, trabalhar com uma  ferramenta de gerenciamento de mídia social. Esses serviços monitoram suas análises sociais e permitem agendar postagens e responder a menções ou preocupações de usuários.

  1. Marketing de vídeo

O marketing de vídeo já é grande hoje e nada está programado para uma mudança nos próximos anos. O vídeo é uma maneira fácil, interativa e divertida de as marcas se comunicarem com seus consumidores.

Às vezes, eles podem se comunicar mais através de um vídeo de 15 segundos, em vez de um artigo de blog de 1000 palavras. Essa tendência também é para o futuro porque a popularidade do vídeo sob demanda está pronta para continuar aumentando.

Depois, existem vídeos de mídia social que são talvez a maior sensação do mundo atualmente. Facebook e Instagram estabeleceram a base perfeita para as marcas aproveitarem ao máximo seus esforços de marketing e publicidade por meio do ‘recurso de vídeo ao vivo’.

Os maiores benfeitores foram as marcas de comércio eletrônico, pois podem promover descrições de produtos e tutoriais de demonstração de maneira mais eficaz.

  1. Marketing de influência

Os influenciadores assumiram o controle das mídias sociais por causa de seus seguidores. Os profissionais de marketing digital devem considerar a criação de relacionamentos com influenciadores, pois podem ajudar a comercializar seus produtos e serviços, bem como a construir sua marca.

É provável que o marketing de influenciadores se transforme mais em uma estratégia contínua do que se concentrar em um único produto ou serviço. Há uma vantagem distinta aqui quando você obtém um público-alvo estabelecido, o que significa que você pode criar leads de qualidade muito rapidamente e mais baratos que o marketing tradicional.

O marketing de influenciadores já existe há vários anos e não vai desaparecer tão cedo. Os influenciadores costumavam ser grandes celebridades e “celebridades da Internet” com dezenas de milhares de seguidores, mas agora as empresas estão se voltando para pessoas com uma mídia social muito menor que segue sendo influenciadores.

A alavancagem de pessoas influentes nas mídias sociais permite que você alcance seu público com uma voz em que confiam. Marcas que alavancam influenciadores para espalhar sua mensagem veem um ROI 11X mais alto do que em outros métodos de marketing digital.

  1. Aprendizado de máquina

A pesquisa visual está se tornando um poderoso concorrente do SEO interativo e marcas gigantes como Pinterest e Google já estão apresentando recomendações personalizadas de produtos para seus usuários.

Se os compradores aumentaram o uso de assistentes virtuais, criaram um tremendo potencial de marketing, só podemos imaginar as possibilidades de marketing da pesquisa visual. Quando um consumidor realiza uma pesquisa visual, ele usa uma imagem com o item desejado e recebe outras imagens relacionadas à sua pesquisa inicial.

Isso é feito por meio de aprendizado de máquina, que é totalmente capaz de reconhecer uma ampla variedade de padrões, tamanhos, formas e cores da maneira que nossa mente humana faz.

 

Monicavitoria - Tendências e mudanças do marketing digital

Mônica Vitória é formada em Publicidade e Propaganda, suas paixões são a fotografia e o marketing. Trabalha como SEO em agência de marketing digital, a WebTrends, em Ribeirão Preto.

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