MERCADO DE TRABALHO | Fabrício Dionízio
Tenho muita a agradecer a oportunidade de ter estagiado na Oakian, em especial, as pessoas que me ajudaram a ampliar a minha visão de trabalho dentro de uma empresa. Cada uma delas me ensinou com suas experiências profissionais. Elas me motivaram a aprender, me ajudaram em momentos em que me encontrei no estágio, em situações inesperadas e não sabendo bem o que fazer.
Sem contar todo conteúdo que absorvi a cada dia, e que me ampliou e muito como pessoa.
Antes de estagiar na Oakian eu trabalhava em uma empresa de segmento e de ambiente totalmente diferente, lá eu realizava atividades de ajudante geral. Fazia consertos de cadeiras e entregas por São Paulo e regiões próximas e, posso dizer com sinceridade, que também foi uma oportunidade muito boa de aprendizagem.
Essa experiência como ajudante geral me proporcionou uma visão incrível de pessoas dos vários lugares de São Paulo, pois foram inúmeras situações pelas quais passei, algumas boas e outras nem tanto, situações que cheguei a me questionar o que eu queria e quem eu queria me tornar como profissional.
Valor X Experiências
Bom, depois tive no estágio, a oportunidade de trabalhar com uma pessoa que me ensinou muitas coisas, que me ajudou de uma forma que eu não consigo imaginar como agradecer, mas tenho pra mim que só posso e vou passar adiante tudo o que aprendo com ela. Valores e experiências que tenho diariamente e vão servir para que eu possa ser para alguém, o exemplo do que tenho hoje pra mim.
Uma sensação neste estágio e que a Oakian pode me dar, e que não sentia dentro do antigo ambiente de trabalho, foi a de buscar algo melhor para mim, um futuro profissional. Lá no meu antigo trabalho acabei me acomodando, sem buscar nenhuma qualificação ou melhoria pessoal. Isso fez com que eu me sentisse desmotivado a cada dia, pois via que ia me manter naquela atividade monótona por muito tempo e não iria alcançar meus objetivos e metas de futuro.
Inclusão
Então de uma maneira muito inusitada, digamos assim, eu acabei chegando na Oakian, em um dia em que eu vim realizar uma avaliação de manutenção das cadeiras da empresa.
Depois de um tempo fazendo check list para orçar a manutenção das cadeiras eu comecei a prestar atenção na reunião que estava tendo e, por curiosidade, tive a atitude de perguntar algumas coisas sobre a Oakian e o que se fazia nela, pois achei um ambiente diferente, legal. Me trataram muito bem, fazendo eu me sentir realmente confortável e respondendo as minhas perguntas.
Quando terminei de fazer a avaliação das cadeiras, ao final da conversa, recebi a proposta de estágio, e quando digo “inusitado” quero dizer que foi inesperado ter uma conversa com eles, avaliar as cadeiras e, ao final, receber uma oportunidade de estágio.
Esse foi um dia que conseguiu me marcar de uma forma que não vou me esquecer, até porque, foi a partir desse dia e de quando realmente entrei na Oakian, três meses depois, que pude ter uma visão muito ampla de aprendizado e rotinas de trabalho nada rotineiras, totalmente diferentes.
Aprendizagens
Aprendi sobre vendas, criação, brainstorm de campanhas para colaboradores, logística, gestão de pessoas, e claro, comunicação.
Tanta informação nova, que demorou um tempo para eu perceber as oportunidades de aprendizado que estava tendo. No início, nas primeiras semanas, fiquei sem saber por onde começar, pois aprendo e observo um pouco de cada área todos os dias, sem a visão de que sou apenas um simples estagiário.
Comprometimento
Voltei a estudar, curso uma faculdade, curso técnico em administração, e foi essa a condição para ganhar o estágio, voltar a estudar.
Hoje, depois da Oakian e de ter trabalhado na antiga empresa, observo o meu crescimento profissional. Principalmente, os valores aprendidos junto com situações também inesquecíveis.
Aprendi, que aprender é se colocar à prova sempre, para dominar situações que não dominamos, mas que não se tem como fugir delas e senão aprender com elas e entender o quanto realmente significam para meu crescimento e maturidade.
Digo pra mim que todo este conteúdo de aprendizagem seja como estagiário ou ajudante geral, é mesmo muito gratificante. Mas o que é de maior importância e que me deixa satisfeito é a oportunidade de ter trabalhado ao lado de pessoas que chegaram em mim e deixaram bem claro que eu poderia ser e chegar em qualquer lugar, tanto profissional como nos meus objetivos pessoais.
E são essas pessoas que fazem uma grande diferença para um estagiário.
Fabrício Romualdo (“Dadinho”), foi estagiário na Oakian.
https://www.linkedin.com/in/fabricio-r-472232140/
Fale com o editor: