Por Aline Sousa
A reputação vai sendo construída no decorrer da vida, portanto, a forma como as pessoas posicionam-se, vai sendo percebida pelos demais e, consequentemente, imprime-se essa identidade por onde se passa.
Muitos profissionais se encontram totalmente perdidos no rumo de suas carreiras e acabam em qualquer destino, exercendo atividades ou ocupando cargos que os deixam totalmente frustrados.
Segundo Mark Traphagen, “Marca pessoal é sobre a construção de autoridade que faz as pessoas prestarem atenção à sua mensagem e querer compartilhá-la e recomendá-la aos outros”.
Nessa jornada é importante entender para onde deseja ir e traçar estratégias de Personal Branding para fortalecimento do posicionamento de marca.
Como você quer ser reconhecido? De que forma você imprime a sua marca por onde passa?
Por muito tempo em minha trajetória, eu acreditava que bastava ingressar em uma grande empresa para ser feliz profissionalmente. Eu carregava o nome da organização orgulhosamente. Passei a ser uma propulsora da marca dos outros e esqueci da minha. Não estava satisfeita e acabava colocando a culpa de tudo nos demais e nunca nas minhas escolhas, justamente porque eu não sabia o rumo a seguir e nem estava preocupada em descobrir.
Comecei a me tornar uma “sobrevivente”. Não planejava meus próximos passos e vários questionamentos rodeavam a minha cabeça, como: o que vou fazer se for demitida? Será que eu tenho diferencial? Mesmo infeliz, vou continuar aqui porque não vou conseguir um novo emprego.
Não me dei conta que passei a creditar toda a minha confiança no cargo que estava ocupando e apostando todas as minhas fichas no “estar” e não no “ser”. O meu autoconhecimento aconteceu quando parei de terceirizar as culpas e agir em prol de mim mesma e não pela posição ocupada (ou falta dela).
Então, quando pausei a carreira para me dedicar à maternidade e anos mais tarde, tentei retornar ao mercado de trabalho, precisei analisar as possibilidades que me permitissem flexibilidade no desempenho das atividades.
Através das minhas pesquisas, conheci o Linkedin (maior rede social profissional do mundo) e iniciei o processo de posicionar a minha imagem profissional por meio da produção de conteúdo e, desde então, tenho firmado meu legado e, consequentemente, gerado reconhecimento e oportunidades.
Estratégias de Branding Pessoal
Imagine-se como um produto à venda. Qual seu diferencial entre tantos outros produtos? Cada indivíduo é único e tem as suas particularidades.
Então, a forma como você conta a sua história, faz toda a diferença.
Segundo Peter Montoya e Tim Vanderhey, autores do livro “A Marca Chamada Você”, existem alguns pontos que você precisa saber:
- Criar uma marca leva tempo. Observe a trajetória de Oprah Winfrei, antes de se tornar um ícone mundial dos meios de comunicação, ela passou anos atuando em um programa de entrevistas e foi construindo a sua imagem perante o público;
- Marcas crescem organicamente. Esse crescimento vem através da credibilidade e confiança que se constrói através dos relacionamentos e na coerência do que a pessoa por trás da marca transmite.
- Marcas não são racionais: Marcas lidam com emoções. É preciso levar em consideração a natureza irracional das nossas decisões na construção da sua MP.
- Marcas exigem comprometimento absoluto. Você precisa se mostrar, ser persistente e constante. Não existe fórmula mágica, mas sim, muito trabalho e estratégia.
- Marcas sempre têm efeito. Dependendo do modo como você se posiciona, esses efeitos podem ser positivos ou negativos. Então, como você quer ser percebido?
Não adianta apenas listar os seus sonhos se você não se move. A mudança requer ação.
Portanto, estude o que você precisa fazer para sair do Ponto A e chegar no Ponto B. Mantenha seus pés no chão e cerque-se o máximo possível de informação.
Converse com pessoas que, na sua opinião, “chegaram lá” e bata um papo para extrair insights dessa trajetória e como podem se aplicar na sua construção.
Pense em uma corrida de obstáculos, você precisa saber como transpô-los para chegar onde deseja. É necessário olhar todo o cenário, escolher as melhores táticas, traçar um planejamento prévio e assim chegar ao ponto desejado.
Muitas vezes, será necessário dar uns passos para trás para tomar impulso ou até mesmo começar tudo de novo… Mas o importante aqui é você assumir o protagonismo da sua existência e encontrar sentido (chamo de propósito) no que faz.
“Marca pessoal é sobre desenterrar tudo o que é verdadeiro e único sobre você e deixar todo mundo saber.” Dan Schawbel
Aline Sousa é mãe e mulher que acredita no poder do propósito e colaboração. Formada em Administração, MBA em Gestão de Pessoas, mais de oito anos de experiência em Gente & Gestão. Headhunter, consultora de RH, mentora de carreira, professora, palestrante. Eleita Linkedin Top Voices (com mais de 560 mil seguidores), Top 20 Ibest e business influencer de grandes marcas. Colunista EA “Marca Pesssoal”.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/aline-sousa-headhunter/
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