BEST-SELLER | Por Stefarss Stefanelli
“Transformação digital, uma jornada possível” é leitura indicada para profissionais e empreendedores que estão à frente da transformação digital no mercado. Organizado a partir de conteúdos de professores e pesquisadores do CESAR – um dos principais hubs de tecnologia do país, o livro traz uma metodologia para mensurar níveis da governança de inovação nas empresas. Didático, o livro analisa cenários do ontem e do hoje – dos modelos de negócios tradicionais aos negócios digitais. E traz reflexões.
Quais os fatores que aceleram a transformação digital? A redução de custos computacionais, o compartilhamento e a ampla oferta de tecnologias digitais, que reorganizam processos e mercados em escalabilidade e agilidade.
A obra desenha comportamentos inovadores para oxigenar empresas em seus negócios, como dialogar com o novo consumidor, por exemplo, pois é o cliente que modela hoje o comportamento da sociedade digital, fenômeno do nosso século.
Aponta uma nova visão empresarial mais centrada em propósitos e, esses, gerando práticas de valor que impactam setores ou a forma de concepção de produtos. Que são modelos de negócio mais aptos a responderem às demandas da era Digital. No livro, há cases do Banco do Brasil, da Globoplay e da Mercedes-Benz, empresas tradicionais que se reinventam e há startups como a Joy Street, a FindUp, a In Loco e a Pickcells. Vale a leitura!
7 dimensões da transformação digital
- Cultura e pessoas: Novos formatos de relacionamento humano habilitam novos modelos organizacionais
- Consumidores: Nativos e migrantes digitais passam a exigir individualização, personalização e serviços sob demanda
- Modelos de negócio e concorrência: Plataformas digitais viabilizam novos arranjos operacionais. A competição não acontece mais apenas dentro do setor; ela é assimétrica
- Processos organizacionais: Velocidade e adaptabilidade são condições de empresas que vão estar no futuro
- Tecnologias habilitadoras, dados e ambiente regulatório: Organizações que se desafiam a lidar com novas tecnologias e com gestão de inteligência de dados estão aptas a propor novas condições regulatórias
- Inovação: Ocorre por experimentos rápidos, contínuos e cocriados com exponencial de retroalimentarem comunidades de colaboração
- Liderança: Novas competências e nova forma de liderar colaborando, tudo novo
A transformação digital por Eduardo Peixoto
“Os investimentos em Transformação Digital atingirão cerca de US$ 7 trilhões até 2023. Mas algo como 70% dos projetos falham. Não faltam definições sobre transformação digital entretanto, nem modelos para avaliar o status da transformação nas organizações.Toda transformação, digital ou não, é um problema complexo, sistêmico, pois impacta simultaneamente diversas dimensões da organização. É muito mais que uma simples mudança. A CESAR School (https://www.cesar.school) vem trabalhando no tema com líderes de diversas organizações desde 2018. Já passaram pela nossa formação mais de 250 deles de diferentes regiões do país.
O índice CESAR de transformação digital é referência no Brasil, tendo sido utilizado para avaliar a situação de diferentes setores da economia. Faltava uma peça neste quebra cabeça, uma peça que ajudasse ainda mais os executivos a navegar por este mar desconhecido, uma jornada! No livro “Transformação Digital: Uma Jornada Possível” lançamos esta jornada.
A jornada da CESAR School é baseada no que aprendemos com os executivos que estão desbravando o tema no país. No livro constam entrevistas diretas com cada um deles, que nos ajudaram a entender como a transformação digital vem sendo conduzida e obtendo sucesso na prática.”
Livro organizado por Eduardo Peixoto, diretor-executivo de Design do CESAR.
Stefarss Stefanelli é empreendedora digital, publisher da EA Magazine e pesquisadora de tecnologias para o futuro do trabalho. É embaixadora de Inovação do Clube Mulheres de Negócio Portugal. Fundou as empresas Oakian e a startup HR Tech CULC Inc. Tecnologia.
Fale com a publisher