Por Felipe Emilio Gruetzmacher 

 

O episódio #7 do Podcast da CULC, uma parceira com a Nautilus Comunicação, foi especial. 

Ele lançou para o mercado o Hub EU❤️QUERO, nova vertical de negócios da startup CULC, que além do Hub, administra a HR Tech de Cultura de Aprendizagem e a plataforma EA Magazine, comunidade do Futuro do Trabalho. 

O carismático apresentador, Carlos Bassi, recebeu como convidada, Marilise Mônaco, ao lado deles, Stefarss Stefanelli, CEO founder da CULC. Com o tema “Como os RHs desejam comprar?”, o bate-papo transcorreu sobre o ineditismo do modelo de negócio que a CULC traz com o EU❤️QUERO, um ambiente de compra-venda colaborativo que conecta os mercados consultivo e corporativo. 

image interna - Podcast CULC #7: lançamento EU❤️QUERO

Bassi iniciou o episódio saudando à convidada Marilise e trazendo o seu perfil profissional: 

Ela é jornalista com passagem executiva em diversos segmentos players do mercado, do varejo (Carrefour e Grupo GPA) ao agronegócio (Raizen). Hoje ela está à frente da consultoria Ammari como cofundadora.  

ATUAÇÃO MERCADO 

  • 20 anos de experiência em comunicação corporativa. 
  • Áreas Comunicação Corporativa no subsistema de RH: Endomarketing, Comunicação Interna, Diversidade e Inclusão. 

ATUAÇÃO CONSULTORIA 

  • Comunicação Estratégica com soluções e diagnósticos práticos com metodologias orientadas para as dores do mercado. Portfólio com entregas em gestão de comunicação, englobando do digital até o branding. 

Marilise trouxe para o bate-papo seu entusiasmo com o lançamento do Hub e, também sua vivência executiva em grandes empresas, ambientes em que, por muitos anos se relacionou e comprou do mercado fornecedor consultivo. Ela ressalta a importância da chegada do EU❤️QUERO, aqui suas falas mais significativas:  

O relacionamento entre mercado e fornecedor de soluções em RH deve ser fluído, orgânico, um ganha-ganha entre as partes.”  

“A Stefarss, muito movida pela habilidade de construir culturas de aprendizagem, mencionou com profundo conhecimento, que produtos são maturados pelo mercado. Além disso, há muitos atores e subáreas nas áreas de RH. Por exemplo: muitos consultores em RH não sabem transformar o próprio conhecimento em produtos prontos para a modelagem, escala e networking”.  

“Há a questão das grandes empresas que mudavam os fornecedores sem aviso prévio e de uma hora para outra, este é um exemplo de situação que penaliza quem oferece boas soluções. O mundo corporativo precisa ir além e gerar um duplo valor, tanto para ele, como comprador, como para o vendedor, o consultor.”

Stefarss ampliou a análise, trazendo o impacto deste modelo inovador:

“Não há pontes colaborativas hoje no mercado. Em muitos cenários em que se praticava o networking, todos queriam vender: mas ninguém conseguia efetivar vendas, pois faltava estratégia; não basta somente ter o conhecimento”.  

“É necessário ter um direcionamento estratégico, visão de modelagem em negócio para entregar bem. Um mesmo conhecimento pode ser fragmentado em vários produtos por modelagem, curadoria, troca e aprendizado.” 

“Pessoas empreendedoras conseguem resultados mais exponenciais por meio de gerar valor para seus clientes. A principal questão é vender, claro, mas vender mais e melhor com apoio de uma comunidade de negócios colaborativos.”  

capa - Podcast CULC #7: lançamento EU❤️QUERO

Nasce o EU❤️QUERO 

Ganho para o mercado consultivo que vai aprimorar seus serviços e produtos; e ganho para o mercado corporativo, que encontrará em ambiente integrado, uma gama de opções de soluções. 

O que se espera com este perfil de comunidade de negócios: 

  • Melhor gestão de relacionamento profícuo entre Fornecedores (Produtores) e Empresas (Compradores)  
  • Mais feedback para maturar produtos inovativos para o ecossistema de RH 
  • Melhoria nos tempos de resposta de compra-venda – do briefing ao fechamento do contrato 

Bassi, apresentador do podcast CULC, amplia o debate quando pergunta a Marilise“Como os RHs compram hoje”? A resposta dela, sintetizamos nesses pontos bastante significativos de um modus operandi que pode ser melhorado:  

  • “Muitas vezes, o RH compra como pode e não como quer. Isso porque o processo de compra pode ser bem burocrático. Essa trava burocrática é maior em grandes empresas. Com tantas regras rígidas para efetuar uma compra, a qualidade técnica da solução é deixada em segundo plano”. 
  • “Não é possível usar a mesma regra do preço e prazo para a área do RH. A liderança do RH precisa avaliar o real valor de uma solução e educar a organização interna. Dessa forma, a compra da melhor solução pode ser facilitada, sem burocracias; Esta excessiva burocracia afeta, por exemplo, um RH que não pode comprar de uma startup, mesmo a solução sendo de alto nível técnico”. 
  • “Soluções muito padronizadas não funcionam para o RH, já que a realidade dos colaboradores de cada empresa muda e muito. As soluções precisam ser personalizadas e não generalizadas”. 
  • “O Hub, acredito, vem para customizar as soluções às demandas do RH. A própria CULC fornece chancela para modelar e profissionalizar essas soluções. A chancela qualifica, mas também proporciona visibilidade para os fornecedores”.  
  • “O Hub veio para ser um match entre RH e consultorias (demanda e oferta), apoiará empresas a encontrarem soluções diferenciadas e customizadas, melhorando o planejamento das compras do RH”. E vice-versa. 
  • “São fatores deste modelo colaborativo de compra-venda que agregam enorme valor para posicionar o RH mais como um estrategista do negócio do que área operacional. Uma compra não pode ser motivada unicamente pelos ciclos financeiros ou somente pelo hype modal”.  

Como fazer Parte 

Por meio de assinatura anual, tanto o produtor como o comprador se tornam Membros. Pelo valor da assinatura, o Produtor-membro poderá ter produtos em mais de uma categoria. A assinatura do Produtor é paga, a do Comprador é gratuita. A gestão de curadoria de negócios e de produtos é da CULC. Com a sua chegada, o Hub já entrega ao mercado, a primeira formação empreendedora: “Os 7EUs”, criada e aplicada por Stefarss Stefanelli, que também é Conselheira Lean Governance. 

O Hub EUQUERO funciona como um filtro para as soluções de demanda da área de RH nas empresas. Nasce como MVP, um ecossistema piloto, para atender a um novo modelo que une consultores a RHs e vice-versa. O objetivo é simplificar e agilizar, como nas startups, promover a gestão de curadoria em processos de vendas com impacto de valor: aprendizagem e conhecimentos. A inovação entregue para o mercado corporativo pelo Hub é a sofisticação em maturar produtos, empresas e seus times de RH e empreendedores. 

Podcast CULC 

Episódios quinzenais, às sexta-feiras, entre 18h45 e 20h15 

Transmissão pela Nautilus no LinkedIn e Youtube 

Convidada Ep#7 Marilise Mônaco 

EU❤️QUERO 

Seja assinante: https://euquero.culc.com.br/ 

Inscreva-se na Formação “7EUs”: https://euquero.culc.com.br/#seteeus 

 

felipe - Podcast CULC #7: lançamento EU❤️QUERO

Felipe Emilio Gruetzmacher é um homem autista que atua como copywriter. Ele ocupa as posições de redator da Perto Digital, diretor de produção textual da diverSCInnova, colunista do site ANAGEA (Associação Nacional dos Gestores Ambientais) e copywriter da Editora Simulacro. Tenta decifrar os enigmas do trabalho humano, até porque essas questões podem mudar os rumos da sociedade humana e acelerar a marcha da história rumo à Utopia. É o autor mais lido na EA Magazine. 

https://www.linkedin.com/in/felipegruetzmacher/


Fale com o editor:  

eamagazine@eamagazine.com.br