Por Débora Kelly de Oliveira
A vida é o maior dom e presente que pudemos receber. Saber entender a vida e buscar sua valorização vai muito além do que possamos imaginar.
Todos os desafios que encontramos nela nada mais é do que treinamentos para adquirirmos uma musculatura emocional e uma evolução espiritual. Quando não sabemos ressignificar esses desafios, muitas vezes doloridos, acabamos adoecendo a nossa mente.
E nesses adoecimentos muitos pensam em desistir. Na verdade, quando alguém deseja ceifar a própria vida, esta pessoa não deseja morrer e, sim, ela deseja que morra alguma situação que ela está vivendo e que não está mais fazendo bem.
Por isso, é tão necessário sempre fazermos uma reforma íntima e, ela por meio do autoconhecimento, para buscarmos compreender o que os desafios limites querem nos ensinar. Quando encontramos a causa raiz dos nossos problemas eles se resolvem por si só.
Porque é aí que entendemos as mudanças de comportamentos que precisamos fazer para se ficar em paz consigo mesmo e enfrentar as dificuldades de frente.Dados Brasil
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2023, houve no Brasil 16.262 registros de suicídio no ano de 2022. Dessa forma, tivemos 8 suicídios por 100 mil habitantes, uma elevação de 11,8% em relação a 2021, que registrou 7,2 homicídios por 100 mil habitantes. A grande preocupação é que os índices de suicídio seguem uma tendência de crescimento desde 2010.
Sim, são dados alarmantes e assim, sugiro pensarmos em como podemos acolher as pessoas que enfrentam dificuldades emocionais e que pedem ajudam de inúmeras formas “invisíveis”.
Força e coragem
Para buscar caminhos de mudanças pessoais é necessário muita força e coragem, porque sabemos que não é simples, enfrentar aquilo que muitas vezes somos nós mesmos a nos aprisionamos. Situações e circunstâncias difíceis que estão encalacradas no nosso ego, em nossa psiquê e temos dificuldades de soltar.
Quando entendemos que somos nossos maiores inimigos e buscamos fazer as pazes com a gente, voltamos a sentir o cerne da vida, a gostar da vida porque a magia de todo processo consiste em viver o auto-enfrentamento.
Para isso, se faz necessário uma dose de humildade para reconhecermos quando precisamos de ajuda, buscar por elas sempre! Precisamos reconhecer nossos limites e buscar por pessoas que confiamos e que sabemos que realmente poderão nos ouvir, apoiar.
Valorizar a vida é desenvolver a fé e a gratidão pelo Criador que fez tudo com tanta maestria para que nada nos faltasse e pudéssemos ser plenos e realizados.
Uma das formas de exercer esta gratidão é cuidar do nosso corpo, da nossa mente e do nosso espiritual.
Buscar estar perto de quem nos estimula a ser pessoas melhores e buscarmos deixar a nossa melhor essência por onde passamos. Uma construção infinita do autoconhecimento, tão necessário em nossos dias.
Por isso, neste mês de conscientização da vida, eu te convido a observar a natureza, a sentir tudo aquilo que te dá prazer sem culpa, sem excessos.
Apenas faça se sentir parte desta imensidão de coisas lindas que o universo é.
Valorizar a vida e cuidar da sua saúde integrativa, corpo, mente e espírito é a forma mais linda de ser uma saudável resistência contra tudo que te desafia e te faz duvidar o quanto você é forte e capaz.
Simplesmente se permita a viver.
Se liberte de tudo aquilo que escraviza sua mente e impede de você sentir a vida da forma mais sutil e plena.
Viver é uma arte e precisamos cuidar para que jamais percamos a oportunidade de gozar dos sabores que ela nos proporciona. E assim, estarmos prontos, nos melhorando a nós mesmos, para cumprirmos nosso papel por aqui. Somos seres celestiais ocupando um corpo humano.
A vida é um sopro, não desperdice o tempo te maltratando.
Por isso neste mês de conscientização da vida, se trate bem, cuide-se e viva a cada minuto como se fosse o último.
Ouse existir e tenha paciência. Deus ainda não te terminou.
CVV Centro de Valorização da Vida
Ligue 188 – Atendimento 24 horas por dia
Dom, 17h à 01h
Seg a Qui, 9h à 1h
Sex, 5h às 23h
Sáb, 16h à 01h
Débora Kelly de Oliveira é mãe da linda Raíssa, empreendedora atuando em desenvolvimento humano há mais de 20 anos. Graduada em Administração de Empresas (Unifenas, MG), especialista em gestão de Projetos (Unichristus, CE) e em Psicologia Transpessoal (Unipaz, SP), personal professional Coach SBC, terapeuta Comunitária Integrativa, terapeuta Sistêmica, consteladora Familiar. Professora em cursos profissionalizantes, de graduação e pós-graduação. Voluntária do programa de educação Valores Humanos de Sathya Sai Baba, das Terapias de Rene Mey, e também Massoterapeuta. Tem como propósito ajudar a seu próximo a transformar suas dores em talentos por meio do autoconhecimento. Colunista EA “Saúde Mental”.
linkedin.com/in/débora-kelly-de-oliveira-9a192285
Fale com o editor: