SHORT BUSINESS | Habilidades do Futuro do Trabalho

 

A conexão people & tech tem gerado novas condições de comportamentos e com elas, habilidades humanas promissoras. Recrutadores buscam avidamente por perfis soft skills, que são habilidades diferenciais, subjetivas orientadas à inteligência emocional.

Um novo mercado explode com oportunidades de empregabilidade e essas, geram novas profissões sem parar. Empregos vão acabar, trabalhos inovadores, com tarefas e entregas pontuais estão surgindo. Não haverá para profissionais de mercado, uma única profissão, longas permanências em uma mesma empresa, um único empregador e cargas horárias sequenciais. Um mundo mais automatizado, online e nômade já é realidade no trabalho.

Você está preparado para esse mercado de trabalho do futuro?
Suas habilidades soft skills vão falar por você. Confere o que aponta a pesquisa Forbes.

1. Pensamento crítico. A capacidade de encontrar dados confiáveis ​​e usá-los para tomar decisões.

2. Julgamento e tomadas de decisão complexas. Compreender o impacto mais amplo das decisões.

3. Inteligência emocional e empatia. A capacidade de estar ciente e em controle das suas emoções e das emoções dos outros.

4. Criatividade. A capacidade de imaginar, sonhar e gerar novas ideias.

5. Colaboração e trabalho em equipe. Integrar e trabalhar bem com os outros.

6. Habilidades de comunicação interpessoal. Ser capaz de ouvir, entender e transmitir suas ideias.

7. Trabalho flexível. Navegar na gig economy (o ambiente de trabalho flexível do futuro).

8. Adaptabilidade e flexibilidade. Ter uma mentalidade adaptável e estar aberto a mudanças no local de trabalho.

9. Inteligência cultural e consciência de diversidade. Ter consciência da diversidade e do fato de que os locais de trabalho estão se tornando mais diversos, e ser capaz de se relacionar com os outros e trabalhar efetivamente com pessoas de diferentes origens e experiências.

10. Consciência ética. Compreender as implicações éticas do trabalho e da tecnologia em clientes, funcionários e outras partes interessadas (incluindo o meio ambiente).

11. Liderança. Se destacar em grupos de liderança (no topo de uma organização e em toda a empresa).

12. Gerenciamento de marca pessoal e networking. Construir relacionamentos, aumentando sua rede e mantendo sua reputação online e offline.

13. Gestão do Tempo. Tornar-se mais eficaz e eficiente na forma como trabalha.

14. Curiosidade e aprendizado contínuo. Manter uma mentalidade de crescimento e garantir que continuemos a aprender e crescer, pessoal e profissionalmente.

15. Incorporação das mudanças. Ser capaz de aceitar e gerenciar mudanças à medida que elas surgem no local de trabalho.

16. Cuidado consigo mesmo. Encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e cuidar da sua saúde física e mental.

Fonte: Forbes, Bernard Marr