Por Ana Paula Educadora
Pensar que os alunos são indisciplinados pelo simples fato de não sabermos como desenvolver a disciplina é ter um mindset fixo. Alunos gostam de desafios, pois têm curiosidade, de acordo com a faixa etária, por isso, a disciplina está relacionada a ambientes pedagógicos com metodologias ativas que atendam ao projeto político pedagógico da instituição.
A disciplina no espaço escolar, mobiliza experiências e valores, em um cenário interativo entre professores, alunos, equipe pedagógica e pais.
A disciplina em sala de aula é um desafio para nós educadores. Mas, será que às vezes não subestimamos os alunos?
Se questionarmos a relação entre a didática em sala de aula com o conteúdo ofertado, estamos diante do primeiro passo para estabelecer o vínculo entre alunos e professores, o qual têm por objetivo ajudar os estudantes em seus processos de crescimento socioemocional.
Para garantir que este processo aconteça, as tecnologias podem ser favoráveis, desde o simples celular até a lousa digital, onde os alunos interagem e constroem coletivamente novos saberes e, aprendem, a compartilhar os conhecimentos em equipe.
Na sequência, temos o contrato pedagógico, instrumento importante para desenvolvermos atitudes comportamentais que os professores esperam dos alunos, e saberem se estão compreendendo o quê é disciplina e qual seu significado no espaço escolar
A trilha de aprendizagem desenhada a partir do questionamento do processo, ao uso das tecnologias para alinhar os conteúdos, apoiada ao contrato pedagógico para validar a aprendizagem de forma significativa é o caminho para desenvolver comportamentos significativos. Porque existe um propósito, por parte da equipe pedagógica, em envolver os alunos quanto aos aspectos cognitivos, sociais e emocionais.
Realmente estou disposto a encarar a disciplina como um desafio?
A pesquisa e a formação continuada dos educadores incentivam o autoconhecimento e auxiliam a encararem as mudanças necessárias principalmente, na pós-pandemia, com destaque na saúde mental. Para estabelecermos uma sinergia positiva em relação aos alunos e suas expectativas, repensar a didática é fundamental.
A didática do passado não funciona mais, porque as urgências são nítidas na área da educação, como também, posturas saudosistas não promovem novos insights.
Precisamos ter coragem para mudarmos o perfil profissional e construirmos novas práticas de ensino, as quais tenham sentido para os alunos.
Compreender a proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) quanto aos aspectos socioemocionais, é pensar no futuro dos colaboradores no mercado trabalho.
O primeiro passo é destacarmos alguns pontos importantes para desenvolvermos atitudes positivas no ambiente escolar:
- Autoconhecimento e autocuidado: necessidade de “conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e saber apreciar-se”.
- Empatia e cooperação: é o exercício do diálogo, resolução de conflitos e a cooperação entre os grupos.
- Responsabilidade e cidadania: pensar coletivamente, com autonomia, flexibilidade, resiliência e determinação.
Ao elaborarmos projetos que contemplem as competências citadas anteriormente, abre-se um leque de possibilidades para o exercício da reflexão, rumo à autonomia e a capacidade de decidirmos em prol da comunidade educacional. Considera-se assim, pensarmos em quais comportamentos devemos cultivar em sala de aula, com base no diálogo e na oportunidade de nos colocarmos no lugar do outro, e assim a disciplina, assume um sentido amplo e positivo.
O autoconhecimento, o diálogo e a empatia entre alunos e educadores, farão toda a diferença, porque quando investimos em comportamento e formação de valores a inovação acontece, tanto no presente como no futuro, afinal os alunos de hoje serão os colaboradores de amanhã, e precisarão ter as competências socioemocionais requeridas pelo mercado de trabalho, portanto, serão protagonistas de suas atitudes e decisões em um mundo em constante transformação.
Ana Paula Educadora é pedagoga, psicopedagoga, tem extensão em Neuropsicologia (PUC-SP) e MBA em Gestão Educacional. É Top Critical Thinking Voice LinkedIn. Fundou e é diretora da Transformar Educação & Inovação, consultoria especializada em educação básica com foco em treinamentos, palestras e cursos livres. São temas de estudos e pesquisa permanentes, Ensino Híbrido e Metodologia Ágil Scrum, Pedagogia com foco em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Inclusiva e Andragogia Educação para Adultos. Colunista EA “Educação & Pessoas”.
http://linkedin.com/in/anapaulaeducadora
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