RANKING AUTORES EA | 3º LUGAR | JAN 2022
O POTENCIAL DO RH | Felipe Gruetzmacher
A produção e distribuição de riquezas na sociedade depende do trabalho humano. Conectar talento e tarefa pode maximizar resultado e é um ganho compartilhado entre empresa e colaborador!
Empreendedores falam em experiência do cliente: a etapa inicial é o total desconhecimento do cliente sobre a marca empresarial. Com o anúncio certo, a corporação apresenta a solução para o consumidor que analisa a oferta e decide se vai comprar ou não.
O autor Paulo Maccedo, no livro “Copywriter – a habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em ouro: Guia avançado de escrita persuasiva para geração de riqueza”, cita sobre esses contatos entre cliente e empresa. Até porque a publicidade, a escrita, a persuasão e a comunicação são as almas do negócio.
Se existe experiência do cliente, então, existe experiência do colaborador! Realizar a gestão do capital humano deve seguir algumas premissas:
- Rapidez, facilidade e agilidade na prospecção dos perfis certos
- Baixo risco de contratar a pessoa errada ou não conseguir encontrar um bom perfil
- Saber divulgar as vagas nos canais mais estratégicos para alinhamento entre candidatos e oportunidades
No livro “Oceano Azul”, W. Chan Kim e Renée Mauborgne citam como as empresas precisam criar um novo espaço de mercado (inovar). É remodelar o negócio, transformando as características (atributos) dele. As estratégias do Oceano Azul serão a base para repensar a consultoria em RH.
Os atributos de uma consultoria tradicional de RH que examinaremos são:
- Recrutamento de talentos
- Seleção dos melhores
- Treinamento e desenvolvimento
- Geram receita quando são contratadas por pessoas interessadas em mudar de área ou se candidatar a novos empregos
- Numa economia em crise, falta investimento empresarial, o que reduz a oferta de emprego. Isso dificulta as operações das consultorias em de RH (recrutamento e seleção), afetando negativamente a estrutura de custos
O modelo de negócios consultoria em RH depende de alterar atributos já citados.
Modelo das quatro ações:
Atributos para criar: | Atributos para eliminar: | Atributos para elevar: | Atributos para reduzir: |
Parcerias entre consultoria em RH e consultoria que estudam as tendências do mercado e elaboram relatórios sobre os rumos do consumo. | Métodos convencionais de combinar talento e demanda por emprego. | Métodos inovadores para combinar talentos e demanda por empregos, pois tendências de mercado são conhecidas. | Métodos convencionais de treinar e desenvolver capital humano. |
Seria possível gerar receita vendendo relatórios com estudos sobre o mercado e tendências (consumo) para empresas que querem alinhar talento, tendência e tarefa. | Gerenciar a escassez de empregos com métodos convencionais de recrutamento e seleção. | Apoio para empresas que querem inovar a partir do capital humano (gestão do talento humano e conhecimento do mercado). | A consultoria de RH prospecta vagas para candidatos de modo muito solitário. Muitas vezes, as consultorias de RH não conseguem alinhar vaga e talento porque não tem conexões valiosas ou porque escasseiam empregos. |
A consultoria em RH pode ser uma parceira de consultorias em publicidade.
Assim, a consultoria em RH pode encaminhar publicitários para apoiar empresas que querem divulgar produtos, serviços, lucrar e reinvestir o lucro na contratação de talentos. A consultoria em RH pode monetizar conectando publicitários com empresas.
|
Gerar receita a partir da prestação de serviços para candidatos a empregos. | Parcerias com Universidades (encaminhamento do capital humano recém-formado para empresas). | |
Prováveis efeitos: | Prováveis efeitos: | Prováveis efeitos: | Prováveis efeitos: |
Facilidade para corporações conectar tendência do mercado, demanda e talento.
Mais profissionalismo para divulgar produtos e serviços (boa saúde da economia).
|
As consultorias em RH poderão encaminhar pessoas para as corporações certas se abandonarem métodos ineficientes. Elas poderão parar de cobrar de candidatos a procura de emprego (abandonar o dilema custo e valor). | Redução do desemprego entre formados.
Encaminhamento de relatórios sobre o mercado para alinhar ensino, demanda e tendência de mercado (Universidades sintonizadas com os rumos da economia). |
Uma consultoria de RH que tem facilidade em alinhar talento, vaga, demanda e tendência de mercado.
Com esse conjunto de informações, as consultorias de RH terão mais agilidade e critério para construir conexões empresariais valiosas. Além disso, com a redução de riscos porque as empresas terão acesso às informações e talentos certos, o lucro pode ser reinvestido em projetos e inovações. |
Felipe Emilio Gruetzmacher é formado em gestão ambiental, educação ambiental e se especializou em copywriter através de muitos cursos online, muita prática e dedicação. Autor na Comunidade EA é um dos mais lidos na plataforma. Tenta decifrar os enigmas do trabalho humano, até porque essas questões podem mudar os rumos da sociedade humana e acelerar a marcha da história rumo à Utopia.
https://www.linkedin.com/in/felipegruetzmacher/
Fale com o editor: