NO TOPO DA ÁRVORE | Carina Martins

 

Quando fui convidada para essa iniciativa de participar de uma comunidade dedicada ao futuro do trabalho, logo pensei em escrever sobre um dos melhores conselhos profissionais que recebi da minha vida, de um amigo consultor.

Ele me disse:

“Aceite, vai lá e faça, não importa quantas horas você precisa para entregar o trabalho, que um garoto consegue fazer mais rápido do que você, mostre para o cliente sua capacidade analítica e a entrega, os bastidores ele não precisa saber.”

Foi em uma conversa informal, um cafezinho entre conhecidos para atualizar as agendas, no momento que estava saindo do mundo corporativo e voltando a ser consultora, onde eu comecei minha carreira. Um momento de grande reflexão pessoal, como me reinserir no mercado? Acho que essa é a grande questão que permeia todos que estão avaliando a decisão de mudança de carreira.

E há mais de oito anos, minha escolha foi atender o mercado neste modelo, independente e construindo minha carteira de clientes.

Sempre que penso nesse conselho avalio o quanto ele mudou meu modo de agir, de atuar no relacionamento com o cliente e fazer gestão de contratos.

  1. Atenda ao cliente e crie movimento
  2. Não foque no valor das horas que você precisa para realizar o projeto, ao trabalhar você vai aprender a fazer melhor
  3. Lute contra o perfeccionismo e o medo
  4. Aprendizado é um processo, aceite seus erros
  5. Aprenda com suas próprias experiências e esteja atento para o que ouve dos outros

Claro que é necessário ter contatos, o “quem indica”, mas manter uma atitude proativa, positiva e sem transparecer dúvidas ajuda, e muito, a fechar um contrato. Depois da entrega, um cliente satisfeito te contrata mais uma vez para fazer um novo projeto. Isso não tem contato que supere, a satisfação de ser reconectada, recomendada após um trabalho entregue.

Rede de apoio

Conte também com seus amigos, como rede de suporte para preencher habilidades e lacunas que você não consegue entregar sozinho. Assim você vai criando uma rede de apoio em quem você confia, através da colaboração e de uma visão plural. Não se isole.

Vai lá, respira fundo, encha o peito de coragem e aceite o Desafio.

Assim tem sido os meus dias profissionais, já passei por outros conflitos ainda surgem dúvidas, mas tem sido libertador e recompensador estar satisfeita e posicionada depois de oito anos.

 

carina Martins - No topo da árvore dê um passo para frente

Carina Martins é economista, especialista em análise financeira de projetos e de planos de negócios, é assessora da superintendência da Abramge.

https://www.linkedin.com/in/carina-martins-b9866747/

Fale com o editor:

eamagazine@eamagazine.com.br